Início » AROM em ação » AROM INCENTIVA GESTÕES MUNICIPAIS RESPONSÁVEIS E AUSTERAS

AROM INCENTIVA GESTÕES MUNICIPAIS RESPONSÁVEIS E AUSTERAS

Utilizar os recursos dentro do aspecto de legalidade, segurança, racionalidade e eficiência, é indispensável para a condução das políticas municipais como forma de atender as necessidades do cidadão.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), por exemplo, nos primeiros seis meses da nova gestão, procurou incentivar a tomada de medidas responsáveis para gerir com mais eficiência os recursos da entidade, corrigindo equívocos, otimizando os investimentos e reduzindo os custos para atuar cada fez mais no auxílio dos municípios associados com a  implementação de políticas públicas que beneficiem a população do estado de Rondônia.

Por conta disso, ações como a Proposta de Emenda Parlamentar 13/2021, que versa sobre a não obrigatoriedade de pagamento dos 25% voltados a Educação no período de 2020 e 2021, é um dos escopos de atuação institucional da entidade.

A Administração da verba pública sempre é o primeiro compromisso de todo o gestor público, desta forma, dentro da associação, os representantes líderes do movimento procuraram dar o exemplo aos municípios através da “arrumação da própria casa”, através do planejamento estratégico que exige o corte de gastos na própria AROM em alguns setores, mas com investimento em outros. O resultado já é perceptível e vemos o fruto dessas sementes plantadas no começo de 2021.

Outra decisão difícil, mas exemplar, e que a AROM apoiou, foi a da prefeitura de Alta Floresta d’Oeste, onde a nova gestão, iniciada também no começo deste ano, contratou uma empresa especializada para atualizar os laudos de insalubridade, periculosidade e risco de morte dos servidores, recolocando a folha de pagamento em seu patamar regular e realizando uma grande economia para o município. (Veja abaixo o pronunciamento do prefeito Giovan Damo sobre o caso em seu município)

Ao escolher este caminho, foi possível dar continuidade a processos que vieram da antiga gestão e versavam sobre a remuneração dos servidores. O prefeito de Alta Floresta garantiu que sempre irá valorizar os servidores públicos de seu município, mas de forma correta e prezando pelo melhor da prefeitura e dos cidadãos.

São gestões responsáveis que realmente fazem a diferença no cotidiano do povo rondoniense e é isto que a Associação Rondoniense de Municípios apoia e tem como objetivo: o melhor para a população de Rondônia.

Além disso, verifique

Municípios de Rondônia têm quase R$ 560 milhões para receber da União em restos a pagar em 2020

Os municípios de Rondônia têm R$ 559.395.810,00 para receber do governo federal em Restos a …