AROM em açãoDestaquesMunicipalismoÚltimas Notícias

AROM busca informação junto a SEFIN sobre valores do FITHA 2022

A reunião entre o secretário de Finanças, Luis Fernando e o presidente da AROM, Célio Lang aconteceu no gabinete da Secretaria de Finanças do Estado, na quinta-feira (13). O diálogo foi sobre a atualização do valor do Fundo de Infraestrutura de Transporte e Habitação – FITHA para o exercício deste ano.

O presidente da AROM, Célio Lang explica que o valor do FITHA está defasado há muitos anos, conforme a lei, e existe a necessidade deste reajuste para que os municípios não fiquem no prejuízo. “Já está agendada outra reunião, agora com o Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para dialogar sobre o Fundo”, informa.

As políticas de investimentos do FITHA nos municípios dependem da disposição destas informações orçamentárias, tendo em vista que a SEFIN sempre estabeleceu parceria, junto aos municípios, por intermédio da AROM, podendo auxiliar muito neste primeiro momento, disponibilizando informação sobre o reajuste destes recursos.

A diretoria da AROM segue na busca por agilidade da informação e da definição do percentual a ser aplicado e valores a serem repassados aos municípios em 2022. Enquanto isso, o corpo técnico da entidade orienta as equipes municipais para realizarem, o quanto antes, o levantamento de demandas a serem executadas com recursos provenientes do Fundo.

A reivindicação da Associação leva em consideração o aumento dos custos para a realização de obras e aquisição de peças, reflexo da alta do dólar e dos combustíveis. A AROM também salienta a importância desses investimentos como fomento para as economias locais, considerando o impacto positivo de retorno social decorrente de investimentos em infraestrutura.

Assessoria AROM