DestaquesMunicipalismoÚltimas Notícias

AROM inicia convocação para a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre em um momento muito importante de nosso país. Realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 1998, o encontro – considerado o maior evento municipalista da América Latina – não pôde ser realizado nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A Associação Rondoniense de Municípios sempre participa ativamente de todas as ações que envolvem a organização do evento. Neste ano, o encontro do municipalismo brasileiro está previamente marcado para os dias 25 a 28 de abril, em Brasília. Mas, por conta das restrições sanitárias de enfrentamento da Covid-19, essa edição do evento terá público reduzido. O momento ainda é delicado e requer medidas excepcionais. Por isso, os primeiros lotes de inscrições serão voltados exclusivamente para os chefes do Executivo municipal. O link para inscrição é http://www.intranet.cnm.org.br/223/22303001.asp?slCD_ORIGEM=815

Com informações colhidas junta a CNM, foi informado que ainda são seguidas as recomendações das autoridades sanitárias e as determinações do Governo do Distrito Federal, podendo, dessa forma, haver alterações de datas e protocolos até a realização do evento.

Sinônimo de lutas e palco de conquistas, a Marcha é fundamental para apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle. Nesse aspecto, a 23ª edição receberá os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista e garantir o compromisso deles com um federalismo mais justo e equilibrado.

Sabemos que as reformas estruturais que o Congresso Nacional está discutindo têm grande influência nas gestões municipais. Por isso é importante mostrar a união e a força do municipalismo brasileiro. Serão mudanças essenciais como a tributária, a administrativa e a federativa, além de outros projetos em tramitação na Câmara e no Senado com impactos significativos para os Entes locais.

Assim, a AROM faz coro com a CNM, e convocamos todos os municipalistas brasileiros a estarem presentes à XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

Saiba mais sobre o evento acessando o endereço eletrônico: marcha.cnm.org.br

Assessoria AROM