Últimas Notícias

AROM solicita à bancada federal atenção na vacinação de servidores do MAPA

A Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), após receber um ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), solicitou à Bancada Federal de Rondônia uma mobilização para inserir os auditores fiscais federais agropecuários e os médicos veterinários oficiais no grupo prioritário de vacinas contra a covid-19.

Em justificativa, a entidade municipalista esclarece que as atividades de fiscalização sanitária estão enquadradas como essenciais e que esses servidores se revelam fundamentais para o funcionamento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, com a prestação de serviços obrigatórios de inspeção “ante e post mortem“ de aves, bovinos e seus produtos derivados.

O presidente da AROM, prefeito Célio Lang, ressaltou que “a cadeia produtiva rondoniense é de extrema importância para a economia não apenas do estado, mas, de todo o país”, e que o risco de paralisia pode se revelar economicamente nocivo a toda sociedade, desde o produtor ao consumidor.

Segundo o superintendente do MAPA, José Valterlins Calaça Marcelino, a falta de imunização também coloca em perigo a saúde dos cidadãos, pois, consequentemente, há uma perda na garantia dos alimentos de origem animal ofertados a população, pois eles precisam estar livres de micro-organismos patogênicos.

Em apoio ao MAPA e a toda cadeira produtiva do estado de Rondônia, ainda para que os municípios não sejam prejudicados, a AROM realiza mobilização junto a Bancada Federal de Rondônia para que tenham maior atenção em relação a vacinação desses servidores.

Assessoria AROM