DestaquesNotíciasÚltimas Notícias

Censo Escolar 2021: Iniciada, a coleta de dados vai até o dia 23 de agosto

A coleta de dados do Censo Escolar 2021 começa nesta sexta-feira, 18 de junho, e vai até dia 23 de agosto, por meio do Sistema Educacenso. A Associação alerta para a importância do preenchimento das informações da primeira etapa, referente à Matrícula Inicial.

Nos próximos 67 dias, serão coletadas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A data de referência para as escolas informarem os dados é 26 de maio, última quarta-feira do mês, conforme estabelecido na Portaria INEP 200, de 12 de maio de 2021, que define o cronograma de atividades do Censo Escolar 2021.

Após a coleta, os dados preliminares serão enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) e publicados no Diário Oficial da União (DOU). A partir disso, os gestores escolares e das redes de ensino terão 30 dias para verificar, confirmar e, se necessário, alterar as informações. Os resultados finais da primeira etapa serão disponibilizados em dezembro de 2021.
Covid-19
Em razão da pandemia da Covid-19, muitas redes de ensino ainda se encontram finalizando o ano letivo de 2020. Nos casos das escolas que vão iniciar o ano letivo de 2021 após a data de referência (26 de maio) a orientação do Inep, em reunião realizada com a participação da CNM, é de que os órgãos de educação encaminhem ofício ao Instituto para informar a situação do Município e os motivos de o ano letivo de 2021 não ter iniciado e solicitar autorização para a coleta de dados após a data de referência no Educacenso.

A área técnica da entidade municipalista reforça a importância de o gestor municipal de educação conhecer, acessar e acompanhar todo o processo junto ao Educacenso, visto que as informações obtidas servem de base para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de programas federais de educação.

Leia também: Cronograma do Censo Escolar 2021 é publicado; coleta de dados começa no mês de junho 

Da Agência CNM de Notícias