AROM em açãoDestaquesÚltimas Notícias

Confira os principais destaques da XXIII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios.

A XXIII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios chegou ao fim. Realizada entre os dias 25 a 28 de abril de 2022, no Centro Internacional de Convenções de Brasília/DF, a Marcha se consagrou como o maior evento municipalista da América Latina, e reuniu aproximadamente 8.100 autoridades municipais.

O apoio da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) foi essencial ao evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), servindo como alicerce para que nossos representantes pudessem absorver conhecimentos e estabelecer conexões importantíssimas por todo o país.

Somando ao tema geral deste ano, Rondônia levou consigo com o lema “Municípios rondonienses: pioneiros em trilhar o caminho para uma Rondônia melhor”, concretizando a união de seus líderes municipais em diversos momentos simbolicamente registrados nas fotos em que seguramos nossas bandeiras.

Após esse hiato de 3 anos devido a pandemia de COVID-19, o retorno do evento contou com uma programação intensa, com fóruns e debates políticos, painéis temáticos (com a apresentação dos resultados provenientes das 21 arenas temáticas), atendimento técnico, área de exposição, encontro das bancadas estaduais, participação dos presidenciáveis e muito mais. Além disso, trouxe momentos singulares, como as homenagens aos municípios filiados há mais de 20 anos e aos prefeitos que faleceram por COVID-19; a instalação do Conselho Municipal de Contabilidade Municipal (com 52 membros, dividindo-se em 26 contadores de capitais e 26 de municípios do interior de pequeno porte); e, o lançamento da plataforma Cidades Gov.br (ferramenta online para potencializar a transformação digital).

Na avaliação dos líderes municipais, a Marcha foi essencial para adquirir conhecimento e conhecer ações sustentáveis e econômicas para os municípios, sintetizados os debates e os planos traçados na leitura da Carta da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que você pode conferir, na íntegra, pelo link: www.cnm.org.br/cms/biblioteca/cartas-da-marcha/2022%20-%20carta-XXIII-Marcha.pdf