MunicipalismoNotíciasÚltimas Notícias

Ministério da Saúde atualiza metodologia de distribuição de vacinas

Atualizações do Ministério da Saúde sobre a vacinação divulgadas na última segunda-feira, 9 de agosto, destacam o quantitativo de imunizantes e mudanças na metodologia de distribuição de doses aos Estados. O material pode ser acessado no Observatório CNM Covid-19, na aba Cronograma e Plano Nacional.

O documento esclarece que na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada no dia 27 de maio foi acordada a reorganização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Na ocasião, ficou definido que a distribuição das doses adotaria o critério por faixa etária.

Em nova atualização na CIT no dia 29 de julho, foi pactuado pelos secretários estaduais de saúde e Ministério da Saúde que o objetivo da distribuição das vacinas será o de equiparar a cobertura vacinal dos Estados de acordo com a população, para que seja finalizado o processo de imunização sem que haja benefícios ou prejuízos à suas respectivas populações.

O cálculo considera toda a população ainda por vacinar com idade decrescente até a idade de 18 anos daquele Estado. Nesse sentido, a metodologia adotada nesta pauta considerou como parâmetros: população igual ou maior de 18 anos; esquema vacinal por doses administradas completo e o quantitativo de doses ainda faltantes para serem distribuídas por Unidade da Federação, independente de grupo prioritário.

Portanto, os Estados que estiverem mais atrasados na vacinação, receberão quantitativos um pouco maiores para serem de modo gradual, equiparados aos mais adiantados na vacinação. O Ministério da Saúde orienta que cada secretaria estadual faça a equiparação de doses distribuídas de forma semelhante, ou seja, por faixa etária decrescente.

Mais de 5 milhões de vacinas
Ainda de acordo com o Informe Técnico, serão distribuídas 2.223.500 (D2) Astrazeneca/FioCruz e 3.502.980 da Pfizer/Comirnaty. No caso da Janssen, que é aplicada em dose única, a disponibilidade ofertada pelo governo federal chega a 83.500 imunizantes.

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias