DestaquesMunicipalismoÚltimas Notícias

Prefeitos participam da 3ª edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado de Rondônia.

 

Na manhã desta quinta-feira (04), prefeitos e vereadores do estado participaram em Porto Velho da realização da 3ª edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado de Rondônia.

O Evento é realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, o Governador Marcos Rocha reiterando seu compromisso com as pautas municipalistas, realizou a abertura do evento e debateu sobre políticas públicas e investimentos que já foram liberados pelo Estado para financiar obras de infraestrutura nos 52 municípios de Rondônia.

Marcos Rocha enfatizou que por meio do Fórum, o Governo do Estado garantiu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos aos 52 municípios de Rondônia, recursos que estão sendo utilizados para aplicação de asfalto e infraestrutura pública, desde iluminação, reformas de praças e demais logradouros.

Nesta edição do Fórum, o foco são duas áreas-base, o desenvolvimento econômico e ações sociais, dois dos muitos setores que estão em destaque em Rondônia. Em conversa com prefeitos e vereadores, Marcos Rocha defendeu a aliança entre Estados e municípios com a finalidade de se ampliar investimentos em políticas públicas setoriais. “Com a colaboração da Bancada Federal, dos deputados estaduais, prefeitos e vereadores, vamos conseguir garantir os bons resultados que estamos tendo em Rondônia. Atualmente temos a menor taxa de desemprego do país, estamos capacitando nossos jovens para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo dando suporte às famílias de baixa renda para que possam ter mais dignidade. Rondônia tem boas taxas de desenvolvimento porque atuamos de modo coletivo para que o benefício chegue onde há necessidade”, enfatizou.

Para o secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, Júnior Gonçalves, o momento é de alinhar ações e recursos. “São centenas de milhões repassados às prefeituras, porém, o mais importante é a união e os esforços que fazem chegarmos mais longe. Temos a meta de fazer com que os municípios estejam cada vez mais fortes, beneficiando a vida da população”, ressaltou.

O Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado de Rondônia também conta com a colaboração de representantes do Poder Judiciário e Deputados Estaduais. “Um fórum como esse demonstra a grandeza do planejamento estratégico executado por esse governo, que busca desenvolver ações de forma justa, sem olhar para partidos e estabelecendo parcerias em cada município de Rondônia, demonstrando que os poderes estão engajados com o Governo de Rondônia”, destacou o vice-presidente da Alero, deputado estadual Jean Oliveira (MDB), o qual esteve no ato representando o presidente Marcelo Cruz (Patriota).

Jean Oliveira chamou a atenção de todos para o trabalho a ser desenvolvido com foco na agropecuária estadual. “Nós do Estado de Rondônia temos por aptidão o agro e temos ele como nossa maior fonte de arrecadação. Temos que defender Rondônia dessa política ambiental rigorosa querendo punir quem trabalha pelo crescimento do Estado. Nós precisamos entender e trabalhar em cima do tripé social/ambiental/econômico. A união dos prefeitos, vereadores e demais poderes poderá vencer as adversidades”, concluiu.

O Fórum de Prefeitos e Vereadores teve palestras com abordagens sobre as ações realizadas pelo Poder Executivo, por meio das secretarias, ações que geraram resultados positivos e benefícios à população, além de ideias que sirvam de modelo para aplicação em ações pelo Estado.

 

Assessoria AROM