Com apoio da AROM, Porto Velho promove ação de plantio florestal; iniciativa faz parte do projeto Virada Ambiental
O Município de Porto Velho tem planos de realizar um evento para sensibilizar e incentivar a comunidade a se engajar na preservação ambiental. Esta ação faz parte do Projeto “Plantar o Futuro e Cultivar a Vida” e tem como finalidade criar um corredor ecológico na cidade através do reflorestamento de uma área de 28 hectares. A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), está apoiando essa iniciativa e também incentiva a participação do município em outro projeto chamado “Virada Ambiental”, que promove o plantio de árvores.
O Presidente da AROM, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, afirmou: “Nossa gestão está comprometida em estimular o plantio de árvores na área urbana de nossa cidade. Estamos implementando programas de arborização em parques, praças e ao longo das vias públicas. Além disso, encorajamos todos os cidadãos a se envolverem nesse esforço. Todos nós desempenhamos um papel na construção de uma cidade mais sustentável e verde. Convido a todos a participar ativamente, seja envolvendo-se em ações de plantio de árvores, cuidando das árvores já existentes em suas propriedades ou conscientizando os outros sobre a importância desse ato.”
Para alcançar a meta, a prefeitura de Porto Velho pretende envolver a população no plantio de 31 mil mudas de árvores durante a mobilização, com o objetivo de estabelecer um recorde mundial de plantio. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Sema) coordenará essa iniciativa.
O secretário da Sema, Robson Damasceno, destaca: “Acreditamos que com a colaboração de organizações comprometidas, como escolas, faculdades, empresas, associações e órgãos públicos, poderemos despertar o interesse da comunidade e dos jovens em práticas responsáveis e atitudes positivas para valorizar e preservar o meio ambiente.”
O Projeto Virada Ambiental tem como objetivo promover o plantio de árvores nativas em municípios de todo o país, sensibilizando-os para a importância do plantio de espécies nativas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também apoia essa ação, que visa à criação de áreas verdes como forma de proteção do meio ambiente.
Os cidadãos de Rondônia interessados em participar dessa iniciativa podem entrar em contato com a Sema pelo telefone (69) 99227-7448 ou confirmar sua participação por meio do link de inscrição.
Assessoria AROM