Confira os destaques da essencial participação da Casa do Municipalismo, representada pela AROM e seus parceiros CISAN e CIMCERO, na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

A participação da Casa do Municipalismo, representada pela AROM – Associação Rondoniense de Municípios e seus parceiros CISAN – Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia e CIMCERO – Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia, na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional chegou ao fim e, hoje, trazemos os destaques dessa intensa semana.

Realizada entre os dias 23 a 28 de maio de 2022, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná/RO, a feira, em seu retorno, trouxe toda a grandiosidade do agronegócio do Estado aos holofotes, em suas conexões nacionais e internacionais, como ressalta Célio de Jesus Lang, Presidente da AROM.

Com 2,8 bilhões em negócios, a 9ª RRSI quebrou recordes e superou as expectativas, resultando na maior movimentação econômica da história do evento, entre todas as edições. Após dois anos sem ser realizada, essa edição fez ressurgir o otimismo na área, e os trabalhos já iniciaram para a edição de 2023, com a ampliação do seu espaço físico.

Conforme levantamento, mais de 232 mil pessoas visitaram a feira, e, dentre os 600 expositores, a Frente Municipalista esteve presente no Stand 45, apresentando uma importante programação ao cronograma geral do evento, dividida em seus 6 dias.

Entre os destaques, tem-se a implantação do Selo Municipal de Inspeção Sanitária das Agroindústrias (CIMCERO, AROM, TCE e SEBRAE), do Serviço de Inspeção Municipal das Agroindústrias Familiares de Produtos de Origem Animal (CISAN), e ainda, da parceria com o IBGE na entrega do Censo Demográfico 2020-2022.

O Stand da AROM ainda contou com diversas orientações e diálogos com seus associados e visitantes sobre diversas temáticas, como: elaborações de projetos para captação de recursos; em licenças ambientais para as prefeituras descentralizadas; junto ao atendimento jurídico aos municípios associados; sobre assinatura de contratos e convênios; e, referentes ao transporte escolar dos municípios.

Abrilhantaram nossa passagem pela feira, ainda, as visitas de parceiros do Municipalismo, que contribuíram grandiosamente em nossa programação:

Marcos Rocha (Governador de Rondônia), Benedito Alves (Conselheiro aposentado do TCE/RO), Mariana Carvalho (Deputada Federal), João Marcos de Siqueira (Superintendente da FUNASA), Marcos Rogério (Senador), Kerling Brito e Raimundo Barroso (Vereadores de Guajará-Mirim/RO), Marcélio Brasileiro (Prefeito de Nova Mamoré/RO), Alex Redano (Presidente da ALE/RO), Marcondes de Carvalho (Prefeito de Parecis/RO) e seu gabinete, Vagner Miranda (Prefeito de Costa Marques/RO), Poliana Gasqui (Prefeita de Vale do Paraíso/RO), Cícero Aparecido Godoi (Prefeito de Castanheiras/RO), Expedito Júnior (Ex-Senador), Lucio Mosquini (Deputado Federal) e João Becker (Prefeito de Cujubim/RO).

Além disso, realizou-se momentos solenes de reconhecimento do trabalho da AROM e de seu Presidente, também Prefeito de Urupá/RO, quando da entrega do certificado da FUNASA, tendo em vista a finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico do referido município, bem como na realização do projeto ‘Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas’, do Juiz Maximiliano Deitos, que entregou a Célio Lang sacolas para o desenvolvimento de mudas, com sementes a serem plantadas.

A 9ª RRSI foi marcada pelo reconhecimento à força da mulher no agronegócio, devido ao aumento da participação feminina na gestão de propriedades, como protagonistas em negócios com destaque nacional, bem como diversos outros momentos que marcaram essa edição e a participação da Frente Municipalista na história da Rondônia Rural Show Internacional, história que reverberará em todo o globo.

Agradecemos a participação de todos em nosso stand e esperamos que estejam tão ansiosos quanto nós para a próxima edição. Até 2023!