EducaçãoÚltimas Notícias

20 municípios de Rondônia ainda podem aderir ao Programa Escola em Tempo Integral até 31 de outubro

Até a última segunda-feira, 7, um total de 32 redes municipais de Rondônia já haviam aderido ao Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), mas apenas quatro delas haviam pactuado matrículas em tempo integral para o ciclo 2024-2025. O programa busca fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Com isso, 20 municípios rondonienses ainda têm até 31 de outubro para formalizar a adesão e pactuação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC orienta as redes municipais a não deixarem para os últimos dias o processo de adesão e pactuação das matrículas em tempo integral, ressaltando a importância de uma ação coordenada. Além disso, o MEC disponibiliza canais de comunicação para suporte técnico e esclarecimento de dúvidas através do e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br e do telefone (61) 2022-2763.

O Programa Escola em Tempo Integral visa viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que prevê a ampliação da oferta de educação em tempo integral no país. Até o momento, a adesão ao ciclo 2024-2025 do programa já conta com a participação de mais de 76% das secretarias de educação no Brasil. Ao todo, 4.239 municípios e 23 estados manifestaram interesse em participar da iniciativa, com 99.646 matrículas já pactuadas em 1.420 municípios brasileiros.

As redes de ensino que participarem poderão acessar recursos financeiros do MEC para a criação de novas matrículas em tempo integral, contribuindo para o desenvolvimento da educação básica em Rondônia.

Assessoria AROM | Fonte: Ministério da Educação