Destaques

Gestores municipais participam de Oficina sobre saneamento básico

Prefeitos, técnicos da administração pública municipal e profissionais liberais participam da Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico, em Porto Velho. A capacitação foi aberta com solenidade nesta segunda-feira (30), no auditório do IBAMA, e segue até o dia 03 de agosto. Realizado pela Funadação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria com a Assemae, o treinamento é gratuito e tem o apoio institucional da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, que mobilizou os gestores dos municípios de até 20 mil habitantes a participarem.

Para o Presidente da AROM, Airton Gomes, a capacitação é indispensável e vem em boa hora, quando os gestores municipais também estão concentrados em implementar soluções a problemas crônicos do setor, como a falta de financiamento ao tratamento dos rejeitos, a coleta e destinação do lixo e à execução de obras do esgotamento sanitário. “A nossa orientação é para que os representantes municipais absorvam essas informações e se aprimorem sobre os sistemas de saneamento básico, atendendo às exigências legais, para melhorarmos os indicadores sociais no setor”, destacou.

De acordo com a organização do evento, uma das principais ações desenvolvidas pela Assemae no último ano foi a realização de oficinas em diversas cidades brasileiras, tendo como objetivo auxiliar os gestores públicos para a criação e estruturação de serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico. Em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a iniciativa já capacitou 811 pessoas nas 18 edições do evento, entre março de 2017 e fevereiro deste ano. A parceria promoverá, ainda, outras duas oficinas sobre o tema, nas cidades de Porto Velho (RO) e Goiânia (GO).

Da solenidade de abertura da oficina, participaram as seguintes autoridades: Pedro Antonio Gvozdanovie Villar, Superintendente da FUNASA – SUEST/RO; Carlos Alberto Paraguassu Chaves, Superintendente do IBAMA; Airton Gomes, Presidente da AROM; Gabriel Alves Diretor de Assuntos Institucionais da ASSEMAE; Marcelo Henrique de Lima Borges, Presidente da AGERO; Josafá Marreiro, Gestor do PAC/Saneamento RO.

Assessoria AROM