Destaques

AROM DESTACA MELHORIAS PARA MUNICÍPIOS COM O TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE TCE/RO E TCDF

“Estamos falando em uma mudança de paradigma em uma transformação, pela qual se retira os intermináveis calhamaços de papeis, os volumes contínuos de processos, por moderno e consistente sistema eletrônico”, destaca Cláudio Santos, presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), sobre o termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Distrito Federal para cessão de uso do sistema e-TCDF, para integrar e agilizar a tramitação dos processos administrativos. A conquista foi possível graças a gestão do Conselheiro Edilson de Souza, Presidente do TCE/RO, junto a Corte de Contas do Distrito Federal, desenvolvedora do sistema.

Beneficiados com a tecnologia que é disponibilizada pelo TC-DF de forma gratuita, por meio de cooperação com a AROM e o TCE/RO, os 32 prefeitos e vice-prefeitos de Rondônia presentes na cerimônia de assinatura do Termo, na última quinta-feira (10), em Brasília, foram chamados a compreender os desafios até a perfeita implementação desse novo modelo de gestão. “Teremos uma reorientação completa da estrutura processual. Vamos quebrar o mantra do funcionalismo público – isso não vai funcionar, sempre fizemos assim – para que possamos ter de fato uma evolução na gestão pública em direção a um modelo eletrônico, simplificado, econômico, célere, transparente e eficaz a sociedade”, destacou o presidente do TCE, que ainda anunciou um grande investimento do Tribunal, para que os municípios possam receber essa tecnologia. Ao todo, foram mais de R$ 500 mil reais para a Instalação de um ambiente tecnológico, que garantirá a segurança e o acesso aos sistema pelas prefeituras.

Já a AROM será a grande responsável de levar a tecnologia à todos os municípios, estruturar equipe de suporte e help-desk e capacitar todos os usuários do Sistema e-TCDF. “Uma equipe está sendo formada na Associação, com o acompanhamento e aval do TCE/RO, para dar suporte aos municípios desde o processo de implantação, treinamento, até capacitação e acompanhamento do sistema. Bem como fizemos com o Diário Eletrônico e estamos fazendo com a Gestão do Transporte Escolar, daremos sequência agora no Projeto Municípios sem Papel – Gestão Eletrônica de Processos”, pontuou o presidente Claudio.

Com a utilização do sistema, os municípios terão melhorias como: redução de custos financeiros e ambientais ligados à impressão de documentos, logísticos de entrega e armazenamento de processos; redução de tempo gasto com a abertura, manipulação, localização e tramitação de processos e documentos; eliminação de perdas extravios de documentos e processos; mais transparência e publicidade dos atos de acordo com critérios definidos; ampliação da gestão do conhecimento e dos processos de trabalho; entre outros.

COMENDA MUNICIPALISTA

Durante a cerimônia em Brasília, os prefeitos homenagearam o Presidente Edilson de Souza, do TCE/RO e a Presidente do TCDF, Anilcéia Luzia Machado, com a “Comenda Municipalista”.

O presidente do TCE/RO, Edilson de Souza recebe das mãos do vice-presidente da AROM, Gislaine Lebrinha, a Comenda Municipalista.

 

O prefeito Thiago Flores, de Ariquemes, entregou a Comenda Municipalista à presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Anilcéia Luzia Machado

A Comenda Municipalista é uma homenagem instituída pela Diretoria da AROM, para prestar reconhecimentos a autoridades que, no exercício de suas funções públicas, tenham realizado ações de promoção e fortalecimento dos municípios. A AROM constatou que, em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, e o Tribunal de Constas do Distrito Federal, na gestão dos atuais presidentes, têm adotado uma postura cooperadora, de punições em plano secundário e orientações em plano primário. Exemplos de notório reconhecimento pela AROM e todos os gestores públicos.

Assessoria AROM