Últimas Notícias

AROM dá continuidade a projeto para auxiliar novos prefeitos nos municípios da BR-429 e Região Central

Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Alvorada do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Alto Paraíso e Campo Novo de Rondônia são os municípios que irão receber o seminário “Gestão Eficiente do Início ao Fim”, nesta semana. Projeto organizado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM) que tem o objetivo de levar subsídios que possam nortear o planejamento das gestões, com números sobre arrecadação própria, ICMS, FPM, emprego e renda, além de dados relativos a convênios e obras em aberto ou que possuem alguma pendência para execução.

Com 27 anos de atuação em defesa dos municípios rondonienses, a AROM está percorrendo os 32 municípios de Rondônia que tiveram mudança de gestores a partir deste ano, apresentando um panorama social e econômico de cada localidade, bem como orientações e suporte aos principais desafios que serão enfrentados pelas gestões entre 2021-2024. Com os novos prefeitos e vices, ocorrem alterações também no secretariado, que muitas vezes precisa desse suporte para dar sequência à entrega de políticas públicas ao cidadão.

O trabalho teve início ainda em Nova Mamoré, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, São Felipe do Oeste, Espigão do Oeste, Castanheiras e Alto Alegre dos Parecis. Todo o projeto é desenvolvido por técnicos da entidade, envolvendo desde aspectos administrativos como questões de arrecadação municipal.

Entre os assuntos abordados estão: Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar 173/2020, Pedim, Diário Oficial dos Municípios, Gerenciamento de Transporte Escolar, Lei do Ir e Vir, transferência de recursos, relações institucionais, entre outros.

De forma técnica e institucional, também são apresentados os projeto desenvolvidos e as parcerias existentes para que os municípios consigam desenvolver suas atividades com mais eficiência. “São orientações técnicas aos principais desafios que a Administração Municipal vai enfrentar neste início de mandato e no seu decorrer”, destaca Roger André, diretor executivo da AROM.

Assessoria AROM