Destaques

ELEIÇÃO AROM (2019/2021) – Portal para o processo eleitoral está disponível aos prefeitos

Seguindo o cronograma estabelecido pela comissão eleitoral da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), para a realização da eleição complementar (2019/2021), está disponível o portal on line contendo todas as informações legais do processo.

Pelo portal eleicao.arom.org.br, além da atualização cadastral, os prefeitos podem acessar toda a documentação oficial que trata do processo eleitoral e ainda, quando aberta as inscrições, se cadastrarem para concorrer a qualquer um dos cargos. Da mesma forma, pela ferramenta eletrônica, será realizada o procedimento de votação.

Está será a segunda vez que a AROM realiza uma eleição de forma eletrônica e on line. Em 2018, 84% dos associados registrou voto por meio da ferramenta eletrônica, que permitiu maior celeridade no processo, garantiu a confidencialidade do voto e transparência total do processo

É importante que os prefeitos fiquem atentos ao calendário eleitoral. A convocação da eleição ocorreu no dia 25 de janeiro e as inscrições para se candidatar aos cargos disponíveis terão início em 01 de fevereiro. A comissão eleitoral salienta que todos os instrumentos oficiais para a realização da eleição já foram publicados, permitido assim, que todos os associados possam conhecer, analisar e participar do processo eleitoral. A votação ocorrerá no dia 15 de fevereiro.

Todo o processo, desde a convocação até a votação, terá duração de 20 dias. Tudo isso para garantir um amplo debate de ideias em tempo necessário para que todos os prefeitos, inclusive os novos gestores, possam se relacionar e tomar ciência de todo os procedimentos.

O atual calendário foi definido ainda em dezembro de 2020, por deliberação unânime dos gestores á época, com o cuidado especial para garantir participação dos novos prefeitos eleitos nas eleições municipais 2020, mas que só poderiam participar do pleito eleitoral da AROM após a posse em 2021.

Cronograma processo eleitoral complementar Gestão 2019/2021

25/01 – Publicação do edital de convocação e portarias;

26/01 – Regulamento eleitoral;

31/01 – Assembleia para esclarecer o processo aos prefeitos;

01/02 – Início do processo de inscrição dos candidatos interessados aos cargos vagos;

03/02 – Às 17h, término das inscrições;

05/02 – Publicação da homologação dos candidatos;

10/02 – Assembleia de apresentação para os candidatos a vice-presidente;

15/02 – Início da eleição virtual, às 08h até as 17h;

15/02 – A partir das 20h, publicação do resultado;

19/02 – Posse dos eleitos.

 

Assessoria AROM