AROM orienta municípios a elaborarem plano de comunicação da vacina contra covid-19; CNM aborda assunto nesta sexta
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) orienta os gestores municipais a elaborarem o plano de comunicação da vacinação contra a covid-19 e estabelecer a campanha, de acordo com a realidade local. As informações operacionais da campanha de vacinação devem ser transmitidas à população de forma padronizada e clara. O site da prefeitura deve ser o canal oficial de divulgação no Município.
Com o início da imunização aos grupos prioritários, muitas dúvidas têm surgido na população. Por conta disso, o Departamento de Comunicação da AROM ressalta a importância de deixar os munícipes informados sobre a campanha de imunização e sobre a vacina contra a Covid-19. O objetivo é lidar com a pressão social, esclarecer a comunidade e facilitar a disseminação de informações confiáveis e oficiais alinhadas com toda a máquina pública municipal, principalmente as Secretarias de Assistência Social, Comunicação Social/imprensa, Educação e Saúde.
Para apoiar os gestores municipais, o Movimento Municipalista, por meio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgou uma nota técnica e peças gráficas que podem ser utilizadas na campanha local. Isso porque, mesmo com as diretrizes do plano de vacinação apresentadas pelo Ministério da Saúde, o gestor deve elaborar um Plano de Vacinação com o planejamento do Município e as ações para a campanha de vacinação. Baixe a nota técnica aqui.
O documento apresenta orientações práticas e sugere como organizar o fluxo de informações. Entre os pontos a serem observados, o Movimento Municipalista sugere:
- Segurança e eficácia da vacina;
- Grupos prioritários para vacinação e quantitativo;
III. Quantitativo de doses e insumos recebidos;
- Placar/vacinômetro: população a ser vacinada x número de doses aplicadas;
- Farmacovigilância;
- Quantitativo de salas de vacinação e profissionais de saúde para a aplicação;
VII. Distribuição das salas de vacinação;
VIII. Quantitativo de pessoas aptas a receber a vacina, conforme o grupo prioritário;
- Cronograma de vacinação ou previsão (quando possível); e
- Projeção dos locais de vacinação (se já possui previsão).
Esse relacionamento com a comunidade local irá, inclusive, ajudar na conscientização da população a manter e praticar as ações para enfrentamento da covid-19, como uso de máscara, distanciamento social, higienizar mãos, evitar contato pessoal, enfim, todos os recomendados pelos órgãos de saúde.
Os canais
Para ajudar na disseminação das informações, as contas da administração municipal em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp podem ser também importantes aliadas para combater a fake news (informações falsas amplamente divulgadas).
Para ajudar na disseminação de notícias, as peças gráficas para as redes sociais e impressões podem ser usadas pelas prefeituras para que possam atuar levando informação à população. Pode e deve ser usado como meio de comunicação oficial, o site da prefeitura, quando deve ser destinado um espaço exclusivo sobre a campanha de vacinação.
Além disso, a prefeitura deve buscar a divulgação da campanha junto à imprensa local, por meio do envio de release com as informações mais importantes que a população precisa saber para garantir ampla participação na campanha de vacinação, destacando um porta-voz, com amplo conhecimento no assunto e ações, para responder qualquer questionamento durante o processo.
Bate papo CNM
Nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o assunto será tema do Bate-papo com a CNM, por meio do Facebook ou pela TV CNM. As equipes técnicas de Assistência Social, Educação e Saúde da CNM trazem orientações e estratégias sobre a estrutura, elaboração e finalidade do plano de comunicação sobre vacinação. A AROM orienta a participação de todas as equipes de saúde, educação, assistência social e comunicação.
Assessoria AROM