Notícias

PORTO VELHO: prefeitura realiza mutirão contra dengue

DENGUE PVH

Um mutirão com objetivo de conscientizar a população e ao mesmo tempo eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue foi realizado nesta quinta feira (13), no bairro São Sebastião I, zona Norte de Porto Velho. A ação foi desencadeada pela prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e Serviços Básicos (Semusb). A coordenação dos trabalhos ficou por conta da Unidade de Saúde da Família do bairro.


A diretora da Unidade de Saúde, Silvia Miranda, explicou que esse foi o segundo mutirão realizado no bairro, devido apresentar alto índice da dengue e focos que podem contribuir para com a proliferação do mosquito. “No primeiro, fizemos somente o trabalho de conscientização de casa em casa, com distribuição de panfletos explicativos sobre a doença e a necessidade dos moradores limparem seus quintais”, disse.


Na ação realizada nesta quinta feira, o trabalho foi dividido em duas etapas. Pela manhã, visita aos domicílios por 22 agentes de saúde e toda equipe de enfermagem da unidade. Os profissionais também distribuíram farta quantidade de materiais explicativos sobre dengue. Eles ainda orientaram os moradores a limparem os quintais e colocarem todo o lixo na frente das casas, para serem recolhidos pela Semusb, que atuava com três caçambas e uma pá carregadeira.


Paralelo ao trabalho de conscientização, informação e limpeza dos quintais, os agentes de saúde também procuraram identificar objetos contendo água e larvas do Aedes aegypti. Nesse caso, acionavam outra equipe (Endemias) que seguia logo após aplicando larvicidas. Piscinas, caixas d’água, garrafas, pneus, vasos de plantas, calhas e tampas, dentre outros itens, todos foram alvos dos Agentes de Saúde.


Silvia Miranda destaca que os mutirões têm alcançado resultados satisfatórios, contribuindo para diminuir a dengue no bairro, mas é preciso maior participação da comunidade. Ela afirma que o trabalho de orientação e conscientização é diário. “A prefeitura, através da nossa Unidade de Saúde tem feito a sua parte, mas os moradores precisam se envolver mais. É dever de cada um manter o quintal limpo para evitar o avanço da doença”, comentou.

 

Outra etapa

 

Nesta sexta feira (14), o mutirão será realizado no bairro São Sebastião II. A ação será semelhante a que ocorreu no São Sebastião I, com distribuição de panfletos, eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e orientação aos moradores para retirarem lixos e entulhos dos quintais. No período da tarde, equipes da Semusb passarão para recolher.


Na próxima semana, a partir de quarta feira (19), a direção da Unidade de Saúde da Família do São Sebastião passará a atuar nas escolas, conscientizando alunos e professores. A idéia é formar um grupo de estudantes para atuarem como agentes mirins de combate à dengue. “Eles serão treinados e receberão material para atuar na comunidade”, frisou Silvia Miranda.

 

AUTOR: Augusto José / PMPVH

Fotos: Quintela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *