Últimas Notícias

AROM participa de oficina virtual sobre selo arte, consórcios municipais e SIF

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) participou, na última terça-feira (27), de uma oficina virtual promovida pelo Sebrae Rondônia, com os temas “Selo Arte, Consórcios Municipais e Serviços de Inspeção”, voltada para os estado da região Sudeste do país.

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, que explicaram os assuntos, focando nos avanços mais recentes e nos esclarecimentos necessários para a aplicação de cada tema.

Charles Gomes, diretor executivo da AROM, agradeceu a oportunidade de participar da reunião e de saber um pouco mais sobre os assuntos. “São coisas importantes para os municípios que, muitas vezes, passam despercebidas. Um município pequeno, as vezes, não tem condições de contratar um profissional para realização das inspeções, o consórcio possibilita essa ação com custos muito menores”.

Selo arte, consórcios municipais e serviço de inspeção

O selo arte permite que produtos de origem animal – queijos, embutidos, pescados e mel – possam ser vendidos em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. E, para os consumidores, traz a vantagem de ser uma garantia da qualidade destes produtos e que a produção artesanal seguiu as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

Os Consórcios Municipais são uma alternativa de fortalecimento e integração dos governos locais a partir da colaboração recíproca para a consecução de fins convergentes que não se solucionariam pela atuação isolada dos municípios.

O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla SIF e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados.

Assessoria AROM