AROM em açãoDestaquesÚltimas Notícias

AROM promove evento para apresentar o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, do Governo federal, aos prefeitos de Rondônia.

Acontecerá nesta sexta-feira (11), às 9 horas, no auditório da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, evento promovido pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM) em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), onde será feita a apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, do Governo federal.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni estará no evento e apresentará o Programa aos prefeitos da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Rondônia é o terceiro estado em que o programa, lançado no final de janeiro pelo governo federal, é discutido junto com os chefes dos executivos municipais, além de parlamentares, gestores estaduais, técnicos e parceiros do governo federal. “O Brasil tem cerca de 40 milhões de pessoas na informalidade e 7,8 milhões de jovens que não trabalham, nem estudam. Nosso objetivo é construir uma parceria para abrir as portas para quem precisa de emprego, mas não tem experiência ou qualificação”, explicou o ministro Lorenzoni. “Esperamos chegar a 500 mil oportunidades geradas no primeiro semestre deste ano. As pessoas que participam do programa podem fazer até duas qualificações por ano”, finalizou.

Para o presidente da AROM, prefeito Célio Lang é uma honra poder receber o ministro Onyx Lorenzoni em Rondônia e que a Associação se soma a esta grande feito do governo federal, que é a garantia de capacitação e empregabilidade para jovens e aqueles trabalhadores que perderam seus empregos. “Os municípios rondonienses estão precisando de apoio e é muito importante essa ação do governo federal para ajudar a alavancar essa questão do trabalho em nossas cidades. O movimento municipalista de Rondônia comemora essa iniciativa”, finalizou o prefeito.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Realizada em parceria com os municípios, que serão os responsáveis pelas contratações, a iniciativa oferece uma bolsa (que deve observar o valor do salário-mínimo hora) e auxílio-transporte opcional aos participantes, além de mais de 200 cursos profissionalizantes, que serão oferecidos em parceria com os serviços nacionais de aprendizagem.
É centrado em cursos de qualificação para trabalhadores desempregados combinado com a execução de atividades de interesse público nos municípios participantes. Priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos, o programa pretende aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda por meio da bolsa qualificação.

Assessoria AROM