AROM em açãoDestaquesÚltimas Notícias

AROM faz visita no Centro Regional de Porto Velho


Representantes da Associação dos Municípios de Rondônia (AROM) estiveram no dia 23 de fevereiro no Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) com o objetivo de alinhar o planejamento do projeto de atualização da malha viária rural de Rondônia, desenvolvido pela Coordenação de Queimadas e Desenvolvimento Sustentável (CODESUS) do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Este projeto, vinculado a área temática de desenvolvimento sustentável, tem relevância por ser um instrumento que está ligado diretamente ao repasse de recursos financeiros a Estados da Amazônia Legal”, afirmou o coordenador da CODESUS, Henrique Bernini.

O Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (FITHA) é considerado um reforço importante para o caixa dos municípios e vital para o desenvolvimento local. O recurso é utilizado na recuperação das estradas municipais, construção e recuperação de pontes, abertura, alargamento e conservação de vias de acessos na zona rural, compra de maquinários, equipamentos, peças e combustível, podendo ser usado na construção de casas populares.

A malha viária rural é um produto que segue o padrão estabelecido pela Infraestrutura de Dados Espaciais (INDE) e às normas relativas à Cartografia Nacional. Além disso, é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como informação consistente e, em razão disso, é aceito pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER), órgão que realiza o repasse do recurso”, explicou a servidora do CR-PV e monitora do projeto, Tânia Baraúna.