Notícias

Subcomissão debate o preço do leite em Rondôina

leiTE

Foi realizada na terça-feira (24) em Ji-Paraná uma audiência pública para debater a Política Nacional para Cadeia Produtiva do Leite com parlamentares da Subcomissão Permanente do Leite (SPL) da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. 

Representantes de sindicatos, associações, laticínios e autoridades municipais, Estaduais e Federais participaram da reunião, com objetivo de acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, definir políticas de preços, combater a formação de cartéis, na produção de insumos lácteos e redefinição da carga tributária sobre o leite in natura. 

“O setor produtivo do leite é o que tem maior capilaridade social, tem também o maior volume de famílias. Hoje a Argentina produz 12 bilhões de litros de leite por ano envolvendo 11 milhões de produtores, nós aqui do Brasil temos uma produção 30,6 bilhões de litros por ano e mais de um milhão de produtores. Em 15 anos seremos o maior produtor do mundo”, disse o relator da Subcomissão Permanente do Leite, o deputado Federal (RS), Alceu Moreira (PMDB). 

Para o deputado Federal, Carlos Magno (PP), membro da SPL é preciso identificar os pontos de estrangulamento no País, estabelecendo mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados e definindo políticas que valorizem o pequeno produtor. “Estamos identificando os problemas para criar uma política Nacional de preço para cadeia produtiva do leite, somente assim conseguiremos reverter o quadro atual, que realmente massacra nossos produtores. Nossa intenção é ouvir as demandas nas regiões e propor soluções”, comentou Carlos Magno. 

Em Rondônia a produção é de 2,2 milhões de litros de leite por dia, demanda que saltaria, segundo os produtores, se não fosse o custo de produção com insumos e a falta de uma política de preço. “Há três anos vendíamos o leite a R$ 0,60 ou R$ 0,70 o litro, de lá para cá, nada mudou, continuam não valorizando nossa produção. Pior, é que quando vamos receber, pagam com valores reduzidos, e só sabemos na hora de receber”, desabafou Paulo Sérgio, presidente da Associação os Pequenos Produtores Rurais do Itapirema dois. 

Estado tem hoje quase 40 mil produtores de leite 
Para o secretário de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus, a iniciativa da Subcomissão Permanente do Leite, gera benefícios à economia do Estado que têm hoje quase 40 mil produtores de leite. “Precisamos sim discutir políticas de preço e valorizar nossos produtores, é momento de definirmos políticas que alinham as ações em todo o País, e que tragam benefícios a todos os setores” detalhou Anselmo. 

Participaram da audiência no Auditório da empresa Eucatur os deputados Federais Padre Tom (PT) Carlos Magno (PP) Nilton Capixaba (PTB) Alceu Moreira (PMDB), deputado Estadual Marcelino Tenório, Secretario de Agricultura do Estado, Anselmo de Jesus e o presidente da Câmara Municipal, Nilton Cezar.

As propostas e sugestões que foram colhidas serão apresentadas na reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em Brasília.



Assessoria Parlamentar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *