Em cerimônia realizada em Salvador, prefeito presidente do CISAN assina protocolo de intenções no âmbito do projeto ConSim3
Na tarde desta terça-feira (03), o prefeito do município de Rio Crespo e também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan), Evandro Epifânio, participou da cerimônia de assinatura de protocolo de intenções no âmbito do projeto ConSim3, em Salvador. O evento marcou o início formal do projeto ConSim, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O selo SIM e o selo SISBI são certificações de qualidade para produtos e serviços alimentícios no Brasil. O selo SIM é a certificação para produtos de origem animal vendidos em mercados municipais e da região do CISAN. Ele garante que os produtos atendem às normas sanitárias e de segurança alimentar estabelecidas pelo estado. O selo SISBI é um sistema mais amplo que integra as inspeções e certificações dos produtos alimentícios em todo o país. Ele busca padronizar e garantir a qualidade dos alimentos em nível nacional, facilitando a comercialização entre todo território nacional.
Com a assinatura do projeto ConSim, é possível modernizar e integrar os processos de controle e certificação de produtos de origem animal, melhorando a eficiência e a segurança alimentar. O projeto orienta consórcios públicos para aprimorar os serviços de inspeção, buscando equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI – POA), ampliando o mercado de comercialização dos produtos em todo o Brasil.
O Presidente do CISAN, Prefeito Evandro Epifânio, ressaltou a importância do projeto ConSim3 e expressou sua gratidão aos envolvidos na realização da assinatura. “Agradeço aos colaboradores do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN), ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e ao Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), que não mediram esforços para que esse momento acontecesse com sucesso. A nossa agroindústria almejará sua venda a nível nacional”.
Para os municípios de Rondônia, a realização não só impulsiona a economia local, mas também garante a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal, colocando os produtores em destaque no mercado nacional. Dessa forma, o projeto acaba proporcionando mais oportunidades para as agroindústrias familiares e gerando renda para os produtores rurais.
Assessoria AROM