Inauguração da Procuradoria Especial da Mulher incentiva municípios a fortalecerem políticas públicas em defesa da mulher
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, marcou presença na inauguração da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), realizada nesta quarta-feira (10) no auditório da Escola do Legislativo. Em um passo significativo na luta contra a violência à mulher, a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) oficializou o órgão, que tem como procuradora especial a deputada Ieda Chaves e atuará na defesa dos direitos e na promoção da igualdade de gênero.
Instituída pela Resolução 424, de 26 de abril de 2019, e regulamentada pelo Ato 003/2025 da Mesa Diretora do Legislativo Estadual, a PEM tem como objetivo somar esforços para combater o ciclo da violência e construir uma cultura de paz. A procuradoria funcionará no prédio da Escola do Legislativo e será um local de acolhimento, com uma sala especial para atendimento e um espaço com brinquedos lúdicos para que as mães possam ser atendidas em segurança.
Na abertura do evento, Hildon Chaves destacou a importância da causa e ressaltou seu trabalho na luta contra o feminicídio e os maus-tratos. Em seu discurso, Hildon reforçou a necessidade de união entre os entes federados. “As mulheres dependem desse apoio fundamental. É necessário que todas as esferas de governo atuem lado a lado: Município, Estado e União. Como presidente da AROM, estou levando todas essas questões a todos os prefeitos de Rondônia”, afirmou.
A deputada Ieda Chaves, procuradora especial, resumiu o significado do novo órgão: “É mais que a abertura de um espaço físico, é a materialização de um compromisso, da luta e a promessa de um futuro seguro e mais justo para todas as mulheres.”
Representando os vereadores de Rondônia, a vereadora Sol de Verão, do município de Jaru, destacou que o momento é histórico, pois a população clama por iniciativas dessa natureza. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz, a vice-prefeita de Pimenta Bueno, Marciane Stocco, as deputadas estaduais Cláudia de Jesus e Taíssa Sousa, que atuam como procuradoras adjuntas da PEM, além do deputado estadual Eyder Brasil, da deputada federal Cristiane Lopes, e de representantes do Poder Executivo, Judiciário e Ministério Público.
Assessoria AROM