AROM participa da primeira reunião para criação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose
Comitê é fundamental para conter o crescente número de infecções em Rondônia
Participando ativamente das discussões que trazem benefícios à saúde pública, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) esteve presente na reunião para criação do Comitê de Enfrentamento da Tuberculose em Rondônia. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15) no auditório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (AGEVISA) na sede do Palácio do Governo.
Representantes de várias esferas públicas e até mesmo representantes da sociedade civil estiveram presentes no encontro, que estabeleceu cronograma fixo de reuniões e disponibilizou a minuta do Decreto de criação do Comitê para que os agentes envolvidos pudessem trazer as suas contribuições na próxima reunião, em que já se pretende definir a texto final e oficializar a criação.
Os dados apresentados pela AGEVISA são alarmantes e preocupam, pois o número de infecções e óbitos tem crescimento constante. Ao contrário do que se imagina em que o maior número de infectados aconteça nas idades avançadas, de acordo com a Gerente Técnica de Vigilância Epidemiológica, Maria Arlete, o maior número de infectados está em homens de 25 a 39 anos.
Estiveram presentes na reunião o Diretor Geral da AGEVISA, Coronel Gilvander Gregório e representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público Estadual, da Vigilância Epidemiológica de Porto Velho, do Conselho Penitenciário e da Cáritas Arquidiocesana.
A AROM reforça a importância da criação deste Comitê e da participação ativa de todos os envolvidos no processo. A Associação entende que a união de esforços entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para conter o avanço da tuberculose em Rondônia, garantindo que as políticas de saúde pública sejam eficazes e alcancem as populações mais vulneráveis.
Assessoria AROM