Notícias

AROM apoia projeto “Empoderamento da Mulher”, do Instituto IFRO

Uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO deve promover emancipação às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ocorreu em Porto Velho, na noite desta quinta-feira (22), a aula inaugural do projeto, que é nominado “Empoderamento da Mulher”, com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Justiça, e o apoio da Associação Rondoniense de Municípios – AROM.

Na prática, o projeto estimula a empregabilidade das mulheres, com inserção no mercado de trabalho por meio da profissionalização com cursos específicos de formação continuada. No escopo do programa, há objetivos relevantes como o fomento da equidade, ou seja, a participação das mulheres em igual nível de competição e reconhecimento salarial. Na visão geral, a ideia também contempla o crescimento econômico da comunidade feminina.

A secretária executiva da AROM, Tawanna Caroline, representou o Presidente da entidade, Jurandir de Oliveira, no lançamento do Empoderamento da Mulher. Para ela, o projeto atuará em questões relevantes à justiça social: “vemos uma busca pelo desenvolvimento humano e melhoramento das condições de vida das mulheres, pois o programa atuará na melhoria da escolaridade das participantes, dando a elas mais dignidade, respeito e possibilidades de contribuírem para melhorar a sociedade”.

Inicialmente serão contemplados os Municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã d´Oeste, São Francisco do Guaporé, São Felipe d´Oeste, Presidente Médici, Parecis, Seringueiras e Espigão d´Oeste. Nesses municípios serão ofertados cursos de Corte e Costura, Auxiliar Financeira, Salgadeira, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Fruticultora, Horticultora, Informática Básica e Inglês Básico. A longo prazo, o projeto deve abranger todos os Municípios de Rondônia.

Autor: Assessoria/AROM