Notícias

LEVANTAMENTO DAS ESTRADAS SERÁ UM AVANÇO PARA OS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

Com 7 (sete) anos de atraso, os municípios serão beneficiados com a atualização da base de dados quanto ao tamanho das vias de acesso e locomoção rural a fim de influenciar nos percentuais de transferência de recursos para a conservação de estradas, entre outras finalidades.

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM tomou a iniciativa de buscar os parceiros necessários para atingir esse objeto. Nesta quarta-feira (01), com a presença de vários prefeitos, na sede da associação, os representantes pelo DER/RO, Isequiel Neiva, CENSIPAM, Carlos Canosa, e da AROM, Jurandir de Oliveira Araújo, assinaram Termo de Cooperação Técnica para o início dos trabalhos.

Na prática, a AROM adquiriu e colocou à disposição do CENSIPAM equipamentos e software para a aferição e processamento dos dados sobre o quantitativo da malha viária de cada município, que em conjunto com o DER/RO disponibilizará um planejamento para execução destas atividades. O Presidente Jurandir enfatizou:  “Nosso objetivo com a disponibilidade dos equipamentos, software e toda a mobilização dos gestores, é de que possamos acompanhar e termos a certeza da exatidão das estradas rurais”, disse.

Para o gerente regional do CENSIPAM, a medida significa uma possibilidade concreta em realizar os trabalhos de enorme relevância a sociedade, enfatizou Canosa: “ É de extrema relevância a execução desta atividade, e com a união dos envolvidos poderemos realizar os trabalhos, contando com o apoio de cada uma das Prefeituras”.

FITHA deve ser reajustado

O diretor geral do DER, Isequiel Neiva ressaltou a relevância da atuação da associação com mais essa iniciativa que visa melhorar o cenário econômico dos Municípios. O gestor também aproveitou o momento para anunciar que o departamento estuda o pleito municipalista em promover aumento do repasse do FITHA para o próximo ano. “Sabemos das necessidades dos Municípios e como tivemos aumento de arrecadação, teremos a possibilidade de conceder esse aumento, que não é muito, mas vai ajudar”, informou.

O secretário municipal de agricultura da capita, Francisco Evaldo, explicou que a extensão de estradas atual é de cerca de 7 mil quilômetros e que a nova aferição com GPS manuseados e autenticados pelo CENSIPAM deverá revelar com mais exatidão a quilometragem de estradas, para a implementação das políticas do setor. Os trabalhos iniciarão pelo município de Porto Velho, por ser a cidade sede das instituições e, servirá como projeto piloto.

Autor: Assessoria  AROM