Notícias

AROM apresenta ao TCE projetos de melhoria nas gestões municipais

A realidade das administrações municipais também é uma preocupação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia –TCE, que vem reconhecendo a vulnerabilidade das prefeituras, apresentada pela Associação Rondoniense de Municípios – AROM. No último dia 01 de novembro, a entidade expôs ao Presidente daquela Corte, o Conselheiro Edilson de Sousa, questões como o Transporte Escolar e os projetos municipalistas de incentivo às boas práticas de gestão.

Na audiência, o Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, detalhou ao Presidente do TCE as investidas da entidade junto à Secretaria de Estado de Educação –SEDUC, pela mudança na metodologia de transferência dos recursos para os Municípios que transportam os alunos da rede estadual de ensino. A associação fez ponderações sobre o tema, apontando aspectos negativos como a exacerbada burocracia e os riscos administrativos a que se sujeitam os prefeitos para conveniar o serviço.

Incentivo às boas práticas na gestão

Com lançamento marcado para o próximo dia 30 de outubro, o projeto “Prêmio Eficiência na Gestão” deve ter o Tribunal de Contas como principal participante, atuando como seu fiscalizador e mensurador das pontuações. O convite foi feito pelo Presidente Jurandir, que explicou ao Presidente do TCE que a iniciativa visa conceder premiação em dinheiro aos servidores municipais que inscrevam programas que mostrem resultados positivos nos eixos [Economia e Eficiência nos gatos públicos].

Outra atuação da AROM no mesmo sentido é a promoção de projetos desenvolvidos pelas prefeituras, mas que englobam a sociedade. Trata-se do projeto “Atitude na Cidade”, que também é lançado pela entidade, para valorizar o envolvimento social e a cidadania. O primeiro a ser exibido é o “Projeto Consciência, Lixo Valioso”, em que os estudantes do Município de Nova União movimento a “Moeda Consciência”, trocando materiais inservíveis por brinquedos.

Autor: Assessoria/AROM