DestaquesNotíciasÚltimas Notícias

AROM Alerta: Municípios rondonienses devem avaliar impacto financeiro antes da adesão ao Mais Médicos

Na terça-feira, 18, o Ministério da Saúde publicou o Edital n.º 2 da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), que prevê a contratação de 2.279 profissionais pelo Programa Mais Médicos em 4.771 municípios. Serão 1.296 municípios com vagas imediadas e 3.475 poderão manifestar interesse na ampliação de profissionais.

Do total de vagas, 1.183 são na modalidade coparticipativa. A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça o alerta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o impacto financeiro da adesão à modalidade. Nela, os Municípios são responsáveis pelo pagamento da bolsa de R$ 14.058 aos médicos contratados. O valor é descontado dos recursos destinados à Atenção Primária à Saúde.

É importante ressaltar que, independente da modalidade, os municípios também são responsáveis pelo custeamento dos auxílios moradia e alimentação dos profissionais. Portanto, a AROM recomenda que os gestores avaliem a viabilidade da adesão ao programa, atentando-se aos impactos financeiros sobre as administrações locais.

A AROM reforça seu compromisso em apoiar os gestores de Rondônia em soluções que melhorem a saúde pública dos municípios, sem comprometer o orçamento das prefeituras.

Acesse o edital aqui.

Clique aqui e confira o quadro de vagas dos municípios habilitados.

Assessoria AROM