AROM comemora decreto que inclui pescadores municipais no auxílio emergencial
No dia 23 de novembro de 2023, o Presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM) e Prefeito do Município de Porto Velho, Hildon Chaves, participou de uma reunião na Colônia dos Pescadores, em Porto Velho, para debater os efeitos climáticos prejudiciais do El Niño para a comunidade ribeirinha do município, que sobrevive da pesca, e que sofreu com os impactos da estiagem causados pelo fenômeno climático. Estiveram presentes na reunião o Senador Confúcio Moura, a Presidente da Federação de Pescadores do Estado, Marina Gomes, e a Vereadora Ellis Regina, e pescadores membros da Colônia de Pescadores.
Na ocasião, o Prefeito Hildon Chaves oficializou o Decreto nº 19.614, publicado no dia 02 de dezembro de 2023, que fez com que a capital também fosse incluída na Portaria n° 597 de 21 de fevereiro de 2024, que garante um repasse de verba para auxiliar a população afetada pela estiagem. A Portaria, publicada pela Secretaria Nacional de Pesca, reconheceu Porto Velho como área em Situação de Emergência em decorrência da crise hídrica nos rios da região graças ao decreto.
Por conta da Portaria, pescadores reconhecidos e cadastrados na Colônia de Pescadores receberão um auxílio de R$2.640,00 (dois salários mínimos). Apesar do retorno das chuvas nessa época do ano, o volume não é suficiente para reparar os estragos na economia local causados pelo El Niño.
Assessoria AROM.