Destaques

AROM destaca relevância do Fórum Amazônia +21 para os municípios

Fomentar o desenvolvimento sustentável dos mais de 700 municípios da nossa Amazônia Legal, propor um novo modelo de política pública para a promoção e valorização das cadeias produtivas e riquezas da Amazônia, será o grande legado do Amazônia +21”, afirmou Cláudio Santos, presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), durante o lançamento do Fórum Amazônia + 21, no Memorial Marechal Rondon, nesta terça-feira (10). O líder municipalista enalteceu a iniciativa do Prefeito Hildon Chaves e do Presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé.

O Amazônia +21 é um Fórum Internacional permanente de diálogos sobre a Amazônia, idealizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, que envolve governos, setor produtivo, academia e sociedade civil organizada e de fomento, em busca de fortalecer uma identidade cultural e econômica, com novos modelos de desenvolvimento regional sustentáveis, para a região Amazônica. O evento programado para acontecer em 2020, na cidade de Porto Velho, terá ainda duas prévias de apresentação em outubro deste ano, em Brasília e na cidade de São Paulo.

Para o prefeito da capital, Hildon Chaves, Porto Velho está em um local estratégico da Amazônia, tendo acesso através de transporte aquaviário e terrestre, assim o fórum vem para agregar os valores culturais e, fomentar as discussões acerca da Amazônia. “ Porto Velho precisa assumir o protagonismo neste processo. Então queremos participar da criação de negócios, aproveitando todo o potencial econômicos da Amazônia, com foco em sustentabilidade”, disse o prefeito.

Marcelo Thomé ainda enfatizou que a iniciativa colocará porto Velho e o estado de Rondônia em destaque no cenário nacional. “Precisamos compreender que o modelo de política pública que está sendo aplicado hoje para a Amazônia é um modelo falido e, nós temos a responsabilidade de propor o modelo adequado, incentivando parcerias, respeitando o meio ambiente e gerando trabalho e renda” disse.

Durante o Fórum serão abordados quatro eixos temáticos: desenvolvimento sustentável, recursos e projetos, ciência e tecnologia, sociedade e cultura. Será um evento com a participação de cerca de 3 mil pessoas. Porto Velho se transformará numa grande palco de diálogo sobre a Amazônia” explicou o diretor técnico da Agencia de Desenvolvimento, Armando Moreira.

Parceira da ação, a AROM acredita que a união de esforços, e a presença de cientistas, pesquisadores, especialistas, empresários, empreendedores, investidores, órgãos de fomento, governantes e chefes de Estado será essencial para a apresentação de soluções aos desafios específicos de municípios da região amazônica.

Assessoria AROM