AROM fortalece Políticas Públicas para a Primeira Infância com assinatura de pacto no Palácio Rio Madeira

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) não tem medido esforços pela proteção e desenvolvimento das crianças. Em um evento realizado no auditório da Casa Civil, no Palácio Rio Madeira, a AROM consolidou sua efetiva participação nas ações voltadas para a faixa etária de 0 a 6 anos com a assinatura do Pacto pela Primeira Infância. A Chefe de Atendimento da entidade, Amanda Nogueira, representou a Associação na solenidade.
O pacto é fundamentado no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) e estabelece diretrizes e direitos para que cada criança tenha acesso prioritário aos serviços. A assinatura também contribui para a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, que será concluído ainda este ano, com base em seminários, oficinas e consultas públicas que contaram com a participação da AROM.
A cerimônia demonstrou a união de esforços entre diversas esferas, com a presença e assinatura de mais de 18 prefeitos(as) e representantes municipais. O evento também reuniu diversas secretarias do governo do estado, representantes da Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica, do Corpo de Bombeiros, além de tribunais, fundações e associações da sociedade civil.
Integrante do Comitê Estadual Intersetorial Permanente de Políticas Públicas para a Primeira Infância com participação ativa na construção do Plano Estadual da Primeira Infância, conforme já publicado anteriormente, a AROM incentivou a participação dos municípios no evento e assessorou com informações e abertura de espaços para a concessão de entrevistas para a imprensa estadual.
Durante as entrevistas, a prefeita de Pimenta Bueno, Professora Marcilene, destacou a importância da atuação conjunta entre municípios e governo do estado em prol das crianças. Para o prefeito Zé Wellington, de São Francisco do Guaporé, a assinatura do pacto é a validação do cuidado com o futuro do Brasil: “É mais que política pública, é fazer a diferença na vida de quem precisa, de quem mais necessita, que são as nossas crianças”, concluiu o prefeito.
Representando os municípios na mesa diretiva, o prefeito Marcondes de Carvalho, de Parecis, falou da importância do trabalho realizado com parceria de todas as esferas, bem como do desenvolvimento para as crianças que o pacto trará.
Como parte do Agosto Verde, mês dedicado à primeira infância, o evento representa um avanço significativo nas políticas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças em Rondônia.
Assessoria AROM