Notícias

AROM inaugura projeto “Atitude na Cidade” destacando Nova União

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM lança mais um projeto de promoção das administrações municipais, visando a valorização das iniciativas que envolvem o poder público e a sociedade por um bem coletivo. Denominado “Atitude Na Cidade”, o novo programa da entidade inaugura seu cronograma evidenciando o “Projeto Consciência, Lixo Valioso”, do Município de Nova União/RO.

Um mini-documentário, em vídeo, foi editado e deve ser exibido nos canais sociais digitais da AROM, e será disponibilizado para os demais municípios. A ideia é disseminar o material como fonte didática nos educandários e de sugestão de saída transformadora para o problema do descarte de lixo nas cidades.

Em Nova União, o projeto Lixo Valioso consiste na movimentação da moeda “Consciência”, que funciona como um escambo entre os alunos e as escolas municipais. Na prática, os alunos “vendem” o lixo e recebem a moeda, para comprar brinquedos numa feira promovida pela Prefeitura. Entre os materiais entregues pelas crianças estão latinhas de alumínio e garrafas PET.

Durante assembleia da AROM, ocorrida em Ji-Paraná, no dia 06 de novembro, o Prefeito de Nova União, Luiz Gomes, apresentou o projeto para mais de 30 Prefeitos. O gestor exibiu uma prévia, editada pela equipe técnica da associação. Ao explanar, Gomes destacou o sucesso da iniciativa, que imprime avanços em vários aspectos, como a consciência gravada nas famílias pela limpeza do meio ambiente.

Na ocasião, o Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, lembrou que a entidade também desenvolve o projeto “Município em Debate”, que absorve posicionamentos e recomendações técnicas das autoridades sobre o Municipalismo, e ainda mantém campanhas contínuas de consciência e cidadania. O municipalista também aproveitou para informar que a AROM, juntamente com o SEBRAE e o TCE/RO, lança o “Prêmio Eficiência na Gestão”, para valorizar os técnicos que atuam com eficiência e redução dos gastos.

Autor: Assessoria/AROM