DestaquesÚltimas Notícias

AROM Marca Presença no I Encontro da Faixa de Fronteira

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) participa hoje (18), do I Encontro do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, em Porto Velho. O evento virtual e presencial, reuniu autoridades e gestores públicos para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à segurança nos municípios fronteiriços.

Como representante da AROM está o prefeito de Nova Mamoré e vice-presidente da AROM, Marcélio Brasileiro, como titular e a chefe de gabinete da AROM, Celene Gomes, como suplente.

O encontro trata de temas como cooperação intermunicipal, segurança pública, saúde, vigilância epidemiológica, integração econômica e combate aos crimes transfronteiriços, além de estratégias para o desenvolvimento sustentável.

A faixa de fronteira de Rondônia, segundo o IBGE, inclui 27 municípios localizados até 150 km da linha divisória terrestre, essenciais para a integração regional. Entre eles estão: Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada d’Oeste, Buritis, Cabixi, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Brasilândia d’Oeste, Nova Mamoré, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Vilhena.

O vice-presidente da AROM, Marcélio Brasileiro, destacou que Nova Mamoré e os municípios fronteiriços enfrentam desafios únicos, enfatizando a importância do diálogo e da união institucional para buscar soluções conjuntas em segurança, economia e qualidade de vida.

A AROM desempenha um papel fundamental ao representar os municípios rondonienses em fóruns estratégicos, pois o compromisso da AROM é contribuir com políticas públicas que atendam às demandas locais, e isso inclui atenção especial às regiões de fronteira.

A participação da entidade reforça seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo e com ações integradas que promovam o desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças de Rondônia.

Assessoria AROM