AROM se une ao Movimento Maio Amarelo: Detran RO lança iniciativa em Rondônia na próxima segunda-feira (29)
Promover atividades voltadas à conscientização para um trânsito seguro, possibilitando amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito, é o objetivo das ações educativas organizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, para o movimento Maio Amarelo, que este ano tem como mensagem – “No trânsito, escolha a vida”, em conformidade com a Resolução Contran nº 980, de 2 de setembro de 2022.
A solenidade de abertura do movimento Maio Amarelo em Porto Velho, vai acontecer na segunda-feira, 29, às 7h30 no Auditório do Porto Velho Shopping, com a participação de servidores e do público em geral. As regionais de Rondônia do Detran , também irão promover atividades para marcar a abertura do movimento.
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça seu compromisso com a segurança no trânsito ao apoiar o Movimento Maio Amarelo, iniciativa promovida pelo Detran RO. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e da adoção de comportamentos seguros nas vias públicas. A AROM, em parceria com o Detran, busca mobilizar gestores municipais, comunidades e motoristas para promover a conscientização e reduzir o número de vítimas no trânsito. Juntos, trabalhamos pela construção de um trânsito mais humano e responsável em todo o estado de Rondônia.
Executadas durante todo o mês de maio, as atividades do movimento Maio Amarelo serão realizadas pela Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito da Escola Pública de Trânsito – EPT em parceria com as demais instituições do Sistema Nacional de Trânsito em Rondônia, como a Polícia Rodoviária Federal – PRF e a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, e Corpo de Bombeiros Militar- CBMRO.
O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes esclarece que, o movimento Maio Amarelo é de proporção internacional, mas criado no Brasil em 2014, com a finalidade de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o país. “Convidamos a população rondoniense a abraçar a causa do movimento para promoção da paz no trânsito e preservação de vidas. No trânsito, escolha a vida”, salientou.
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas – ONU quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011, e com isso, o balanço das ações sempre é realizado no mês de maio no mundo todo.
Assessoria AROM