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Campanha Nacional Alerta sobre Riscos das Queimadas, destaca AROM

O Ministério da Saúde lançou na quinta-feira (26) a campanha “Se tem fumaça, tem que ter cuidado”, com o intuito de alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos da poluição do ar para a saúde pública. A ação busca conscientizar sobre os perigos das queimadas, especialmente em regiões mais afetadas.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), através do presidente, Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, reforçou a importância da campanha para os municípios de Rondônia, destacando que o estado enfrenta sérios problemas com as queimadas durante o período de seca. “Essa iniciativa do Ministério da Saúde é essencial para proteger a nossa população, principalmente em áreas rurais, onde as queimadas são mais frequentes. Precisamos agir de forma preventiva e conscientizar todos sobre os riscos”, afirmou Hildon Chaves.

A campanha inclui um conjunto de peças de comunicação para TV, internet, mídias externas, além de programação em rádios e anúncios em carros de som, visando alcançar o maior número de pessoas nas áreas críticas. A veiculação em TV e rádio teve início já nesta sexta-feira (27), e uma página especial foi criada no site do Ministério da Saúde, com orientações para a população se proteger dos efeitos da fumaça.

Mobilização Nacional

A iniciativa visa mobilizar a sociedade para adotar medidas preventivas e reduzir os impactos à saúde provocados pela exposição à fumaça, que pode agravar problemas respiratórios e aumentar a demanda nos serviços de saúde.

Atuação da Força Nacional do SUS

As equipes da Força Nacional do SUS (FN-SUS) estão trabalhando em parceria com as gestões estaduais no enfrentamento das consequências da seca e da fumaça para a saúde da população. Até o momento, os técnicos já atuaram em estados severamente afetados, como Rondônia, Amazonas e Acre.

A campanha é vista como uma ferramenta estratégica para ajudar estados e municípios a protegerem suas populações durante o período crítico de queimadas.

Assessoria AROM.