DestaquesNotícias MunicípaisSaúdeÚltimas Notícias

Certificação tripla: Vilhena é reconhecida por boas práticas em saúde

Foto: Fabio Guimarães

O município de Vilhena foi reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Saúde com a certificação pela eliminação da transmissão vertical do HIV e os selos de ouro para sífilis e hepatite B. Agora, Rondônia possui três municípios certificados, já que Ariquemes e Ji-Paraná já haviam recebido a certificação pela eliminação vertical do HIV, e os selos de prata e ouro, respectivamente, para sífilis. A certificação reflete os esforços das equipes de saúde em garantir a melhoria contínua do atendimento às populações. 

O reconhecimento faz parte de uma ação do Ministério da Saúde que visa incentivar estados e municípios a atuar na eliminação de transmissão vertical de doenças como HIV, sífilis e hepatite B. Essa certificação faz parte do compromisso da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em eliminar doenças determinadas até 2030.

Além disso, também é esperado que, em 2025, o Brasil receba a certificação da Opas/OMS como um país livre da transmissão vertical do HIV. A iniciativa integra o programa Brasil Saudável, que estabelece metas de eliminação ou redução de 14 doenças, priorizando pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) parabeniza Vilhena pela conquista e ressalta a importância de que os outros municípios do estado se espelhem na cidade para promover boas práticas de saúde pública.

Assessoria AROM