Destaques

Com apoio dos monitores, Rondônia será excelência nacional no transporte escolar

Um dos maiores desafios enfrentado pelas Secretarias Municipais de Educação, o transporte escolar, recebe uma atenção especial da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, que está promovendo um trabalho inédito e integrador para o melhoramento da atividade.

Nesta semana, os 1600 monitores de transporte escolar do Estado, profissionais que são responsáveis por acompanhar e orientar os alunos nos ônibus escolares, recebem um treinamento para operarem uma ferramenta digital de gestão inteligente, direto pelo celular. “Só é possível alcançarmos a excelência, trazendo todos os envolvidos para a gestão do problema”, destacou o diretor executivo da AROM, Roger André.

O serviço público do transporte escolar chega a ocupar 70% dos esforços de uma Secretaria de Educação, identificou um levantamento realizado pela entidade municipalista, que avaliou desde a eficiência da gestão, aos aspectos legais que que envolvem a prestação do serviço, principalmente quando compartilhado com o Estado.

 

“Até final de 2018, os municípios não tinham sequer a garantia de que receberiam a aporte financeiro do Estado, para cumprirem com os custos. Hoje, nós temos a Lei nª 4.426/2018 – Projeto Ir e Vir, que assegura esses recursos do Estado, estipula as responsabilidades para a oferta de um transporte escolar de qualidade e, agora estamos capacitando todos os envolvidos na atividade para transformar de vez essa realidade” disse o Presidente da AROM, Claudio Santos, sobre o sistema informatizado, licenciado à AROM que ficará à disposição dos municípios para o controle e gestão do Transporte Escolar.

Com o novo sistema, as gestões municipais terão as informações exatas do valor a ser investido em cada rota, pontualidade dos trajetos, frequência dos alunos e diversas outras informações que serão cruzadas para se alcançar a qualidade necessária do transporte de alunos. Se um trecho estiver em condições que impeça a passagem do ônibus do transporte escolar, por exemplo, o monitor poderá informar, do seu próprio celular, qual o trecho que necessita de reparo. Com a iniciativa, a AROM orienta os gestores para priorizarem a manutenção das vias utilizadas pelo ônibus escolar.

Entusiasmados com a novidade, os monitores demonstram comprometimento com a causa. Por lidarem diretamente com os desafios diários dos alunos para terem acesso a escola, entendem bem o papel social promovido pelo transporte escolar. “Esse sistema vai ajudar muito. Tudo que auxilia a gente na formação dessas crianças será sempre muito bem-vindo. Nós vamos nos dedicar mais ainda”, comemorou o Sr. Alfredo, monitor escolar, ao saber que não precisaria mais utilizar pranchetas e papeis empoeirados.

Seguindo um cronograma de treinamentos, cerca de 150 monitores dia, participam do treinamento oferecidos gratuitamente pela AROM.

Assessoria AROM