Destaques

Covid-19: AROM alerta sobre a necessidade dos municípios alimentarem sistemas do Ministério da Saúde em até 48 horas

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) alerta aos gestores municipais sobre a necessidade de registro dos dados sobre a aplicação das vacinas contra Covid-19 no sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, em até 48 horas, para acompanhamento da execução do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a doença (PNO).

O alerta é em virtude do ofício circular nº 29/2021/SAF/SEGOV/, da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, do Governo Federal, recebido por esta entidade nesta segunda-feira (29). Segundo o documento, informações do Ministério da Saúde há previsão de aumento de aumento na distribuição de doses da vacina, podendo ocorrer, inclusive semanalmente.

No entanto, como o Ministério da Saúde tem o compromisso de divulgar e informar ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e às Secretarias Estaduais de Saúde (SES), por meio de encaminhamento de ofícios semanais, o andamento dessas atualizações.

Ainda conforme o ofício, para evitar divergências nos dados nas informações dos entes e aquelas computadas no sistema do Ministério da Saúde, é importante que os gestores alimentem, de forma célere, os seguintes sistemas:

E-SUS Notifica (casos de Síndrome Respiratória leve ou moderada, internações hospitalares);

SIVEP Gripe (notificação de casos graves);

SIM (óbitos);

SI-PNI (doses aplicadas e Eventos Adversos Pós Vacinação) ESUS AB.

Dúvidas e demais orientações necessárias podem ser enviadas para o correio eletrônico é seaf@presidencia.gov.br e pelos telefones (61) 3411-1084 / 1088.

Assessoria AROM