Destaques

Diretoria da AROM reúne com equipe técnica da CNM e tratam sobre novos projetos e perspectivas dos municípios de Rondônia

Aproveitando a passagem por Brasília, em agenda com parlamentares durante esta última semana de fevereiro, os prefeitos membros da Diretoria da AROM, Célio Lang (Urupá), presidente; Adailton Fúria (Cacoal) vice-presidente;  Marcélio Brasileiro (Nova Mamoré) Secretário; Pedro Fernandes (Cujubim) e Evandro Epifânio (Rio Crespo), ambos membros dos conselho fiscal,  visitaram na quarta-feira (24), a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e participaram de reunião técnica com consultores. O objetivo da reunião era buscar esclarecimentos sobre diversas pautas municipalistas em âmbito nacional, bem como, apresentar o panorama da entidade de Rondônia, tanto no aspecto administrativo como de atuação em defesa dos interesses dos municípios.

Na agenda, o presidente Celio Lang apresentou os desafios dos gestores frente as demandas dos municípios de Rondônia. O líder municipalista enfatizou  preocupação com as finanças municipais, já que se registra uma queda nos repasses do FPM neste mês de fevereiro. Neste sentido, o consultor tributário da CNM, Eduardo Stranz informou sobre um levantamento realizado pela Confederação com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) indica oscilação nos repasses durante o ano e recomendou aos gestores municipais planejamento na gestão dos recursos, principalmente pela instabilidade agravada pela pandemia da Covid-19.

A pauta com os consultores da CNM também foi abordado sobre ações que estão sendo desenvolvidas pela nova Diretoria, na AROM, e sobre os projetos a serem apresentados aos municípios por meio de uma integração técnica entre CNM e AROM. Os Diretores da AROM também receberam informações do consultor jurídico da CNM, Dr. Rodrigo Dias, sobre procedimentos administrativos importantes de serem seguidos pela entidade, no que se refere a compras e aquisições, seleção de pessoal, prestação de contas e processos jurídicos.

“Nós já estivemos na entidade, como representantes dos nossos municípios individualmente. Agora, representando os 52 municípios de Rondônia e precisamos estar mais alinhados, mais integrados com a nossa Confederação”, disse o presidente Célio Lang. O líder municipalista também aproveitou a oportunidade para agradecer ao Presidente d CNM, Glademir Aroldi pelo apoio à AROM e aos municípios de Rondônia.

Já Adailton Fúria, vice-presidente da entidade municipalista de Rondônia, esteve na CNM pela primeira vez. “Estou muito contente com a quantidade de informações que recebemos aqui. Estamos trazendo nossas ideias de projetos e as ferramentas apresentadas pela CNM são de muita relevância, pois ela tem sido uma grande parceira dos prefeitos”, destacou.

Assessoria AROM