Em reunião da AROM, técnicos do TCE repassam novas orientações sobre sistema eletrônico de processos nas prefeituras
Em uma reunião por videoconferência na tarde desta quinta-feira (18), solicitada pelo presidente da AROM, Célio Lang, o secretário de tecnologia do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Hugo Viana, trouxe informações aos prefeitos e prefeitas sobre a implementação do e-TCDF, uma ferramenta eletrônica de gerenciamento de processos, desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e que está a disposição dos municípios de Rondônia, por meio de cooperação técnica com a AROM.
A parceria entre TCE e AROM, para a implementação do sistema, teve início em outubro de 2019 e a reunião de hoje foi para identificar pontos necessários para possibilitar que o sistema comece a ser usado em todos os municípios.
A ferramenta é gratuita e funciona nos moldes do SEI. Com a utilização do sistema, os municípios terão melhorias como: redução de custos financeiros e ambientais ligados à impressão de documentos, logísticos de entrega e armazenamento de processos; redução de tempo gasto com a abertura, manipulação, localização e tramitação de processos e documentos; eliminação de perdas extravios de documentos e processos; mais transparência e publicidade dos atos de acordo com critérios definidos; ampliação da gestão do conhecimento e dos processos de trabalho; entre outros.
O presidente da AROM, prefeito Célio Lang, se comprometeu com a equipe do TCE-RO em empreender esforços para ampliar a informação junto aos prefeitos e equipes municipais sobre a importância do projeto, bem como já solicitou da equipe técnica da AROM um estudo sobre essa demanda nos municípios. “Os municípios precisam modernizar os fluxos de processos, o TCE tem se mostrado um parceiro nesse sentido e a AROM quer dar esse suporte”, destacou Célio.
Assessoria AROM