DestaquesNotícias

GESTÃO EFICIENTE: AROM apresentará panorama socioeconômico dos 32 municípios com novos prefeitos

A partir janeiro de 2021, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) dará start a mais um projeto diretamente nos municípios de Rondônia. Trata-se do “Gestão Eficiente do Início ao Fim”, que tem o objetivo oferecer uma atenção mais dedicada aos municípios em que não ocorreu a reeleição, apresentando aos 32 novos gestores, e suas equipes, um panorama social e econômico de cada localidade, bem como orientações e suporte aos principais desafios que serão enfrentados pelas gestões entre 2021-2024.

Com 27 anos de atuação em defesa dos municípios rondonienses, a entidade que coleciona amplo conhecimento sobre as gestões e uma série atuações vitoriosas aos municípios, quer levar às novas equipes municipais, informações essenciais que norteiem o planejamento neste início de governo municipal, com números sobre a arrecadação própria, ICMS, FPM, emprego e renda, além de dados sobre convênios e obras em aberto ou que possuam alguma pendência para execução.

A programação da AROM envolve desde orientações sobre a atuação de cada uma das pastas de governo, até questões pontuais sobre os primeiros passos que a gestão municipal precisa empreender. Em cada município, como em forma de um breve seminário, as principais temáticas a serem abordadas pela equipe técnica da AROM, serão:

  • Governança;
  • Compliance;
  • Vedações da LC-173/2020
  • Tomada de Contas;
  • Contas de Governo;
  • Previdência;
  • FUNDEB;
  • SUS;
  • Relação Institucional Legislativo Municipal;
  • Covid-19 – Retorno às aulas, plano de vacinação e atuação das pastas de governo;
  • Recomendações do Tribunal de Contas (TCE-RO) e Ministério Público (MPRO).

 

Todos os 32 municípios que terão novos prefeitos serão visitados e a entidade já tem um pré–cronograma de visitações:

REGIÕES QTD. MUNICÍPIOS PREVISÃO DE DATAS
Pérola do Mamoré 3 6, 7 e 8 de janeiro
Zona da Mata 8 11, 12, 13, 14 e 15 janeiro
Vale do Jamari 7 18, 19, 20 e 21 janeiro
BR-429 3 21 e 22 janeiro
Região Central 8 25, 26, 27 e 28 janeiro
Cone Sul 3 1, 2 e 3 de fevereiro

 

O projeto da AROM Gestão Eficiente do Início ao Fim, tem também o objetivo de colecionar dos gestores, os planos e políticas públicas que pretendem implementar, para que o corpo técnico da entidade possa identificar as possibilidades de suporte, financiamento, elaboração ou execução destas ações.

“Com uma renovação de mais de 50% dos prefeitos e com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, é essencial que as novas equipes tenham conhecimento sobre a atuação de todos os setores da AROM e busquem orientações, aplicando à sua realidade local. Desde o final do pleito eleitoral, estamos recebendo os novos prefeitos e equipes de transição em nossa Sede, na capital, prestando informações sobre os setores de engenharia, jurídico, educação, estudos técnicos e captação de recursos, no entanto, faremos isso pontualmente, município por município possibilitando que cada gestor tenha amplo acesso e que saiba identificar como aplicar à sua realidade local”, destaca o Diretor Executivo da AROM, Roger André.

Última atualização em 31/12 às 16h11

Assessoria AROM