Gestores assistência social e planejamento participam de webconferência sobre ações de combate ao coronavírus em Rondônia
Secretários e servidores técnicos municipais das secretarias de Assistência Social e Planejamento participaram de uma webconferência sobre financiamento de programas assistenciais para o enfrentamento ao coronavírus; serviços de acolhimento nos pequenos municípios; utilização dos recursos extraordinários socioassistenciais e o plano de contingência.
O encontro reuniu cerca de 50 profissionais e foi presidido pelas consultoras Rosângela Ribeiro, consultora de Assistência Social da CNM; e Carla Albert, consultora de Saúde da CNM. Os técnicos da CNM Marciley, Xis Schein e Rosilene Azevedo também participaram prestando orientações e auxílio aos gestores municipais.
As diversas portarias federais, parcerias com as organizações da sociedade civil e a necessidade da prestação de contas, além de outros pontos, foram questionadas pelos técnicos municipalistas para as consultoras. O objetivo era esclarecer ações para evitar que recursos sejam perdidos.
A consultora Rosângela Ribeiro destacou que os profissionais de Assistência Social têm um papel especial nesse momento e os parabenizou pela atuação. Já Carla enfatizou que a assistência social deve caminhar de mãos dadas com a Saúde, principalmente no atual cenário, para garantir a aplicação de políticas públicas adequadas. Além disso, informou que recursos dos fundos municipais, em alguns casos, podem ser utilizados em políticas assistenciais.
A presidente do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Estado de Rondônia (COEGEMAS-RO), Geany Oliosi, que é secretária de assistência social de Ouro Preto do Oeste, agradeceu ao trabalho da AROM e CNM em reunir os secretários pra tratar do tema e enfatizou o desafio que a pasta neste momento de pandemia. “Nosso trabalho aumentou, pois além do público que já atendíamos diariamente, com a pandemia agravando a economia, outras pessoas estão em grau de vulnerabilidade, o que exige ainda mais de nós profissionais de assistência social”, disse Geany, que ainda completou: “Os órgãos de fiscalização e controle tem sido bastante presentes em nossas ações. Ministério Público e Tribunal de Contas sabem que os nossos desafios são maiores a cada dia”.
Para o presidente da AROM, Claudio Santos, o trabalho dos profissionais de assistência social é fundamental para todos os municípios e destaca a necessidade de aproximação de todos os setores da Gestão Municipal neste momento de pandemia. “Frente a escassez de recursos, o conhecimento e a atuação conjunta é fundamental”, destaca o líder municipalista
Assista abaixo, vídeo completo com as informações abordadas na videoconferência.