Governador Daniel se reúne com prefeitos, na sede municipalista de Rondônia

Pela primeira vez em 25 anos de história do movimento municipalista, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM, recepcionou um Governador em sua sede. O Chefe do Executivo estadual fez ajustes imediatos na agenda de governo para ir até os prefeitos prestar esclarecimentos acerca de assuntos relevantes às administrações municipais. O encontro inédito ocorreu nesta quarta-feira (22).
Na sede da entidade, o governador anunciou aos gestores que o estado atendeu demanda da associação, concluindo um projeto de lei para melhorar a forma de transferência dos recursos do serviço compartilhado de transporte escolar adotando o projeto “Ir e Vir”, de produção da AROM, que será enviado ao Legislativo. Sobre o tema, os prefeitos agradeceram pela conquista, considerando o avanço alcançado para o setor.
O governador respondeu a todos os esclarecimentos, inclusive sobre o parcelamento da dívida pública do extinto banco estadual BERON, destacando que a medida visa proteger o estado e seus municípios de sequelas financeiras. Daniel reafirmou um compromisso de manter aberto o diálogo com as gestões municipais, para assegurar a garantia de acesso pela população aos serviços púbicos operados pelas prefeituras. Segundo Daniel, até dia 31 de dezembro de 2018 atuará pelo desenvolvimento do ente federal que mais necessita de atenção, os municípios.
O Presidente da AROM, Airton Gomes, reconheceu a atitude responsável do governador em se desprender da rotina do Palácio para estar com os prefeitos e passar informes que são pertinentes aos municípios. “É um momento histórico em que vemos a sensibilidade de um governador que sabe os desafios das gestões municipais e vem até aqui de forma clara esclarecer sobre repasses e comprometimento do estado com a dívida com a União”, observou.
Prefeita de São Francisco do Guaporé e Presidente do CIMCERO, Gislaine disse estar realizada com as conquistas que o movimento tem propiciado a todos os municípios, destacando que, uma prova dessa conquista é que nesse mês ocorrerá o recebimento de doação voluntária da Santo Antônio Energia, movimentando a economia dos 51 municípios do interior neste momento de significante necessidade.
Já a Prefeita Helma reiterou a importância dessa conquista, que será convalidada com o envio do Projeto de Lei pelo executivo para aprovação de transferência direta do transporte Escolar. “Este é um sonho que desde o primeiro dia que assumimos a Prefeitura estamos vendo a AROM buscar e lutar, e agora este sonho se concretiza nos trazendo segurança jurídica, retirando a burocracia e, acima de tudo, permitindo atendermos a contento os educandos”, avaliou.
Assessoria/AROM
