“Julho Amarelo”: mês a conscientização e controle de hepatites virais
Durante o mês de Julho, acontece, em todo território nacional, o Mês da Conscientização e Combate a Hepatites Virais. Instituído pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle deste tipo de doença causadas pelos vírus A, B, C, D e E.
Em Maio, o Governo do Estado de Rondônia promoveu, em Porto Velho, uma campanha de prevenção voltada para a conscientização deste tema. O evento, organizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), inclui a capacitação em manejo clínico do HIV e reuniu profissionais da área da saúde de todas as regionais do órgão, representando todos os municípios do estado. Entre os palestrantes convidados estavam especialistas médicos que apresentaram um panorama sobre a situação do HIV no Brasil, os desafios e avanços em tratamentos e terapias.
Neste mês de Julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA) estará realizando a “Campanha Julho Amarelo”, intensificando as ações de prevenção que faz durante o ano inteiro. Uma das ações de prevenção é a testagem contra as hepatites virais, disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. O indivíduo que faz o exame e tem o resultado positivo, já inicia o tratamento, que, se realizado corretamente, evita transmitir para outras pessoas. Ao longo do mês, a SEMUSA promoverá a capacitação para profissionais da vigilância em saúde sobre a construção e implementação da linha de cuidados das hepatites virais.
A transmissão vertical das Hepatites B e C ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto, e em alguns casos, durante a amamentação. Segundo o projeto, todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem ser investigados durante o pré-natal e no momento do parto.
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) encoraja atitudes do tipo, e endossa a importância das prefeituras de Rondônia em realizar ações semelhantes para a causa, visando a informação, prevenção e acolhimento.
Associação AROM.