AROM em açãoDestaquesNotíciasÚltimas Notícias

Limites territoriais em Rondônia são tema de reunião entre AROM e IBGE

O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, participou na sexta-feira, 27, de uma reunião com o superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato. O encontro teve como pauta um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado à realização de ajustes geográficos nos limites dos municípios do estado.

A iniciativa foi alinhada à missão do Governo do Estado de corrigir distorções nos mapas dos municípios, muitas vezes marcadas por sobreposições de territórios e áreas com posse indefinida que impactam as gestões públicas municipais.

O superintendente do IBGE afirmou que a reunião foi convocada com o intuito de engajar a AROM como interlocutora nesse processo, facilitando o diálogo entre os municípios e as instituições envolvidas. Luiz Cleyton também destacou casos de sobreposição territorial, reforçando a urgência da cooperação entre as esferas estadual e municipal para resolver a questão.

O presidente da AROM reconheceu a relevância da situação e garantiu que a AROM atuará como parceira na construção desse diálogo. No entanto, comentou que o primeiro passo é conscientizar os gestores municipais sobre a importância da revisão e correção dos limites territoriais.

“Antes de promover o diálogo entre os municípios, é necessário que todos compreendam que esse problema precisa ser enfrentado e resolvido com responsabilidade”.

A AROM sempre foi parceira do IBGE e se compromete a acompanhar as tratativas sobre o ACT. A entidade se colocou à disposição para colaborar com a construção de soluções técnicas que garantam segurança jurídica e eficiência administrativa aos municípios rondonienses.

Assessoria AROM