Últimas Notícias

LUTA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS RECEBE APOIO DO DEPUTADO MARCELO CRUZ

A Associação Rondoniense de Municípios -AROM – mantém como foco permanente a defesa dos municípios. Na última semana, essa atenção aos desafios das gestões municipais ganhou apoio especial do deputado estadual Marcelo Cruz, que visitou a entidade e conheceu os projetos de atuação em auxílio às prefeituras.

Em nome do presidente da AROM, Cláudio Santos, o diretor executivo, Roger André, e a coordenadora jurídica, Dra. Ivonete Caja, recepcionaram o parlamentar e apresentaram os diversos setores em que a Associação atua. Entre os destaques: transporte escolar; infraestrutura; fomento da economia e emprego. Durante a visita, Marcelo Cruz se colocou à disposição da entidade municipalista para alavancar os projetos necessários, enfatizando que a AROM tem atuado nas solicitações mais frequentes da população e de prefeitos.

 

Transporte Escolar

O deputado conheceu o extenso trabalho da Associação, com participação dos secretários municipais de educação, em prol do transporte escolar, tanto para a aprovação do Projeto Ir eVir – Lei estadual nº 4.426 -, como também da implementação de um sistema disponibilizado pela AROM aos municípios, de gestão informatizada e inteligente da atividade. O sistema é o único no Brasil e integra os envolvidos no processo (alunos e responsáveis, secretários de educação e diretores de escolas, monitores e motoristas dos ônibus escolares), proporcionando qualidade,  transparência e economia.

 

Infraestrutura

O setor de projetos e engenharia da AROM é uma ferramenta importante para as prefeituras, que garante a aplicação de recursos e a execução de projetos essenciais, como manutenção de estradas, melhorias urbanas, reforma e construção de escolas e postos de saúde. “Todos os projetos do FITHA passam pelo setor de engenharia da AROM, e atualmente, em ação excepcional aos municípios de pequeno porte, estamos elaborando os projetos de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas) das escolas municipais”, destacou o diretor executivo, Roger André.

 

Economia e Emprego

Os representantes da Associação ainda mostraram importante ferramenta que viabiliza o empreendedorismo nos municípios: o sistema REDESIM. Disponibilizado de forma gratuita pela AROM, em parceria com JUCER e SEBRAE/RO, o REDESIM coloca Rondônia em destaque no cenário nacional como o único estado capaz de realizar abertura de uma empresa em até 30 minutos.

A qualificação, por meio da Escola Municipalista da AROM, é outra iniciativa que tem contribuído com o desenvolvimento. Todos os meses, mais de 300 técnicos municipais recebem capacitação inteiramente grátis, com conteúdos pontuais que auxiliam as prefeituras a executarem políticas públicas para a melhoria das arrecadações, geração de renda e emprego.

 

Na reunião, o deputado ainda debateu com a equipe técnica da AROM sobre campanhas eprogramas de incentivo ao cooperativismo como estratégia para superar a crise financeira nos municípios.

Assessoria AROM