Ministério da Saúde disponibiliza manuais de marcas para a Atenção Primária do SUS
Documentos orientam municípios sobre identidade visual de UBS, unidades móveis, vestuário e acessórios
Para garantir a uniformidade na comunicação de ações, programas e unidades de saúde em todo o País, o Ministério da Saúde publicou três manuais de aplicação de marcas para a atenção primária. Os documentos orientam estados e municípios sobre os padrões esperados para a sinalização e a ambientação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos, vestuários e unidades móveis.
Os manuais destacam placas oficiais, sinalização de ambientes, envelopamento e adesivamento de veículos, itens de vestuário em geral e objetos de uso pelos profissionais, como mochilas, pranchetas e garrafas, entre outros materiais. Há peças fixas, prontas para produção, e peças editáveis, que podem ser personalizadas. A pasta recomenda que as secretarias de saúde insiram as logomarcas nas peças, seguindo as instruções específicas de posicionamento e tamanho, sem distorções ou alterações nos padrões e cores originais.
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça a importância da correta utilização das marcas, garantindo que a comunicação e a identidade visual de suas unidades de saúde estejam em conformidade com as diretrizes nacionais. O alinhamento com essas recomendações contribui para uma gestão mais transparente e eficiente da saúde pública.
Assessoria AROM