Municipalismo em alta na Rondônia Rural Show: Reuniões e debates marcam a participação de prefeitos
Evento reúne gestores para discutir pautas importantes e mostra força do municipalismo em Rondônia
A 11ª edição da Rondônia Rural Show, que segue até sexta-feira (24), vai além do agronegócio e se configura como um importante espaço para o diálogo entre gestores municipais. Nos dias 21 e 22 de maio, a feira recebeu a presença marcante de prefeitos de todo o estado, que aproveitaram a oportunidade para visitar estandes, debater pautas municipalistas e se articular em prol do desenvolvimento regional.
Reunião Municipalista: Alinhamento de pautas e reivindicações em Brasília
Na terça-feira (21), um encontro de peso reuniu o prefeito de Porto Velho e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, e demais chefes do executivo municipal. O objetivo inicial era dialogar com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre temas relevantes para o agronegócio regional. No entanto, devido à crise no Rio Grande do Sul, a agenda do ministro foi cancelada.
Em um vídeo, Fávaro se desculpou pelo imprevisto e convidou os prefeitos a visitarem o ministério em Brasília para apresentarem suas demandas. Diante da situação, os gestores decidiram marcar uma viagem para a capital federal dentro dos próximos meses para defender pautas importantes, como o Fitha.
A comitiva contou com a presença, além de Hildon e Isaú, dos prefeitos Giliardi dos Santos (Theobroma), Ney da Paiol (São Felipe do Oeste), Vanderlei Tecchio (Alvorada D’Oeste), Gio Damo (Alta Floresta D’Oeste), Jurandir de Oliveira (Santa Luzia D’Oeste), Danielzinho (Cacaulândia), Alexandre Dias (Campo Novo de Rondônia), Marinice Granemann (Guajará-Mirim) e João Pavan (Alta Floresta).
AROM em ação na RRS: Representando os municípios e buscando soluções
Ao longo da semana, o presidente da AROM, Hildon Chaves, tem cumprido uma extensa agenda na Rondônia Rural Show, defendendo os interesses dos municípios e buscando soluções para os desafios enfrentados pelas cidades rondonienses.
Na manhã de quarta-feira (22), ele participou de uma roda de conversa com representantes da Bancada Federal, da Assembleia Legislativa de Rondônia, do SEBRAE, do Idaron e do Emater. O tema em debate foi a situação da agricultura familiar e a necessidade de desburocratizar a venda de produtos de indústrias familiares e artesanais.
Estiveram presentes na roda de conversa a deputada federal Silvia Cristina (PL), o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) e o deputado federal Thiago Flores (Republicanos), entre outros.
Além da agenda com a Bancada Federal, o prefeito de Porto Velho também esteve em reunião com representantes da associação de conselheiros tutelares e também do Instituto Federal de Rondônia para alinhar uma capacitação a nível estadual para os conselheiros tutelares dos 52 municípios rondonienses.
Agenda Municipalista em Alta: Desenvolvimento Regional Sustentável em Foco
Na penúltima dia da Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira (23), os prefeitos participarão de mais uma roda de conversa, desta vez liderada pelo presidente da AROM, com foco no Desenvolvimento Regional Sustentável.
“O mundo busca sustentabilidade em todas as formas, e as cidades precisam se adaptar a essa realidade. Na Amazônia,essa responsabilidade é ainda maior. É necessário investimento para alcançarmos esse objetivo, mas acredito que estamos no caminho certo”, destacou Hildon.