Município de São Miguel do Guaporé é premiado pelo trabalho realizado na área de saúde
Dezembro chegou com tudo para o município de São Miguel do Guaporé. Todo o trabalho desenvolvido em saúde no período entre 2015 a 2017 foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. A cidade foi destaque na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), por apresentar indicadores favoráveis relacionados a sistemas de informação, ações e resultados na Vigilância em Saúde. Mais dois municípios rondonienses, Governador Jorge Teixeira e Ariquemes, também foram premiados com o troféu Lupa Dourada.
Esta foi a primeira vez que a Secretaria de Vigilância em Saúde, premiou “Municípios Destaque em Vigilância em Saúde”. No total, foram 15 cidades que conseguiram melhorar seus indicadores de saúde, como redução dos casos de sífilis em crianças menores de 1 ano e aumento da cura de casos de tuberculose. A premiação ocorreu durante abertura da 16ª Expoepi, que ocorreu no período de 4 a 6 deste mês, em Brasília.
A 16ª Expoepi é uma mostra competitiva nacional que reúne profissionais de todo o Brasil e premia as experiências bem-sucedidas que são executadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em atividades de Vigilância em Saúde. É também considerada o maior evento do país de vigilância em saúde, e reuniu cerca de 2 mil profissionais e gestores de saúde, além de estudantes e interessados no assunto. Para premiar as iniciativas exitosas do SUS na mostra competitiva, o Ministério da Saúde assegurou R$ 1,1 milhão.
“Ver o reconhecimento é ter a certeza que estamos atuando no caminho certo. E claro, o reconhecimento não é apenas do prefeito, do secretário, mas de toda uma equipe técnica que trabalha, se dedica e está ali, perto da cidadão, levando saúde para todos”, diz o prefeito Cornélio Duarte.
Assessoria AROM