Destaques

Municípios de Rondônia começam a receber cilindros de oxigênio para atendimento de pacientes com covid-19

Os 32 municípios atendidos pela Cacoal Gases começaram a receber cilindros carregados com oxigênio nesta quinta-feira (25) para atender aos pacientes com Covid-19 que estão hospitalizados. A medida acontece após reunião do Ministério da Saúde com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Secretarias Municipais de Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems-RO) onde ficou definida a logística de distribuição dos cilindros. A organização desse trabalho é do governo de Rondônia, por meio da coordenação de municípios da Casa Civil. Todos os 52 municípios estão sendo beneficiados com os cilindros.

O chefe de gabinete da AROM, Charles Gomes, participou da reunião representando o presidente Célio Lang. Ele esclareceu que os 360 cilindros já chegaram carregados em Porto Velho, vindos de São Paulo, enviados pelo governo federal, e redistribuídos às prefeituras. Para as 32 prefeituras com contrato com a Cacoal Gases, a entrega é feita pela própria empresa. Já os outros 20 municípios receberão o oxigênio transportados em um carro do Exército ou Corpo de Bombeiros.

As medidas adotadas como envio de oxigênio e cilindros para Rondônia têm o objetivo de evitar que pacientes infectados com o coronavírus venham a óbito pela falta do insumo para o tratamento. Em casos considerados graves por especialistas, muitos pacientes precisam da oxigenação mecânica para poderem respirar.

No entanto, com o constante aumento de pessoas infectadas, as empresas fornecedoras de oxigênio aos municípios notificaram as prefeituras informando da impossibilidade de continuar com a entrega do produto. O presidente da AROM, prefeito Célio Lang, intermediou conversas com diversos poderes, inclusive com o Ministério da Saúde, que garantiu atenção especial ao estado.

Chegada dos cilindros

Rondônia recebeu 360 cilindros de oxigênio, entregues pelo Ministério da Saúde, para atender aos municípios. Os cilindros que estão sendo destinados aos 32 municípios atendidos pela Cacoal Gases, serão entregues pela empresa. Nos demais municípios, o governo do estado já viabilizou a entrega. A AROM esclarece a necessidade de cada município se responsabilizar pelos cilindros recebidos, uma vez que o Ministério da Saúde deve recolhê-los posteriormente.

Para finalizar, Célio Lang, presidente da AROM, destacou a articulação da entidade para que os 52 municípios sejam beneficiados com os cilindros de oxigênio. “É uma resposta importante para a nossa população, para as pessoas com covid que estão precisando do oxigênio para o tratamento. Agradecemos ao governo do estado, que tem coordenado esse trabalho de fazer chegar nos municípios esse insumo tão importante e essencial para a vida”, finalizou.

Tabela 1 – CONFIRA O QUANTITATIVO DE CILINDROS POR MUNICÍPIOS

Tabela 2 – CONFIRA O QUANTITATIVO DE CILINDROS POR MUNICÍPIOS

Assessoria AROM